segunda-feira

Líder do PSD deveria apresentar programa eleitoral já, diz Rebelo de Sousa

Líder do PSD deveria apresentar programa eleitoral já, diz Rebelo de Sousa, in TSF
Marcelo Rebelo de Sousa criticou, esta domingo, o facto de a líder do PSD apresentar o programa eleitoral no final de Julho, defendendo que as propostas deveriam serem conhecidas o quanto antes.
(...)
«Ela está a fazer uma preservação para evitar que o PS converta o programa do PSD no bombo da festa da campanha eleitoral», disse.
«Estamos a 14 semanas das eleições e ela vai deixar o programa para três ou quatro semanas antes», acrescentou, considerando que se trata de uma data muito tardia.
Obs: Em democracia é suposto funcionar a competição saudável das ideias e das propostas políticas para os vários domínios da governação. Estranhamente, a concepção que Fereira Leite tem da política é animada pelo segredo, o que faz com que ela apresente as suas ideias demasiado próximo dos acontecimentos. Marcelo sublinhou esse aspecto, e creio que não o imputou ao facto de a senhora ter uma idade avançada, mas à concepção e à cosmovisão paroquial com que a srª Ferreira pensa e faz política.
Ou seja, ela não apresenta as suas ideias com receio dos outros as plagiarem.
Ela nem sequer percebe que se desse publicidade às suas "brilhantes ideias" (que todos desconhecem) a opinião pública tomaria devida conta das suas orientações - e caso houvesse essa obsessão com a apropriação de ideias por parte do PS - seria essa entidade mais ou menos abstracta vertida na opinião pública - quem penalizaria os putativos plagiadores e valorizaria os autores das propostas.
O problema, como decorre da análise de Marcelo, é que a srª Ferreira não tem nem nunca teve ideias para Portugal. Por isso ontem quando António Vitorino a instou a apresentar o seu programa de direita para Portugal - a coisa só pode ser lida com muita benevolência por parte do coordenador das Novas Fronteiras.
Razão tem Paulo Rangel em segurá-la com o seu braço direito.