quinta-feira

A promiscuidade mediática e da futebolítica em Portugal

O BENFICA JÁ TEVE TANTOS AZARES, AGORA CONTA COM MAIS UM...
José Eduardo Moniz é o nome preferido do movimento “Benfica vencer, vencer” para avançar para a presidência do Benfica como oposição à candidatura de Luís Filipe Vieira. O director da TVI reúne consenso e ficou de dar uma resposta amanhã. As eleições são no dia 3 de Julho. (...) in Público
Obs: Sou benfiquista mas nunca fui fanático, cheguei mesmo a praticar a modalidade. Hoje vejo-a como arte, técnica mas com distanciamento.
Uma das lições que melhor retive nessas lides, numa das raras vezes que acompanhei o meu irmão (um lagartinho vibrante!!) a um match na Luz - foi ouvir em pleno estádio do Glorioso um dos circunstantes referir que estava alí, na Luz, após já ter pago as quotas em Alvalade e no Belenenses.
Ou seja, "o artista" era sócio dos - então - três grandes: o Benfica, o Sporting e o Belenensses, na altura não havia Porto nem esse ser abjecto chamado Pinto da costa a que Saramago deveria dedicar uns artiguinhos ou mesmo um livro e deixar as excentricidades sexuais de Berlusconi em paz, talvez por ressentimento de uma sua editora lhe ter vetado a publicação de um livro. Enfim, saramaguices...
Agora detectamos um vírus na rede futeboleira (ou futebolítica) chamado Moniz que se oferece como candidato à presidência do Glorioso. Lembrei-me logo que o Cristiano Ronaldo poderia também substituir a dona Guedes nas tele-barracas de 6ªfeira à noite em que o vasquinho também colabora, potenciando a banalidade do jornalismo político tendencioso e sectário em Portugal.
Os conhecimentos, as ligações de Moniz ao futebol devem ser como as minhas aos lagares de azeite, por isso a sua insinuação só poderá ser vista com uma afirmação promíscua de um desejo de poder pessoal - e do clã que lidera - sem que daí resulte um ganho para o futebol ou para as instituições desportivas em Portugal.
Já se percebeu que Moniz tentou por todos os meios ao seu alcance ser um contrapoder ao actual PM em funções, colocou a mulher a fazer mau jornalismo para desenvolver esse servicinho (o que revela ser um mau marido, ou então não gosta da mulher!!!), mas sem grandes resultados. Na volta do correio, a estação de Queluz tem perdido quota de mercado, perdeu receita publicitária e share e ainda leva os accionistas espanhóis à falência.
Constato hoje que o projecto de Eduardo moniz passa também por arrastar o Benfica para uma decadência pungente que urge a todo o custo evitar.
Sugira-se, pois, ao Moniz que em vez de andar a brincar aos políticos através da instrumentalização oportunista dos clubes de futebol (de que nada entende) - para gaudio próprio e como projecto pessoal de contrapoder na futebolítica - vá alí para a doca de Belém tentar vender pneus carecas aos donos dos iates que quando atracam na doca tentam não partir os cascos...
É para isso que servem os pneus carecas, é isso que estou a ver Moniz fazer quando a sua estação falir por completo por força do mau jornalismo que tem praticado em Portugal.
Perante este cenário absurdo até dá vontade de dizer: regressa Vale e Azevedo, estás perdoado...
PS: O meu maior receio nem sequer é ver o Moniz na presidência do Benfica, o que já seria grave, mas ver a dona Guedes como Public Relations do Club também com o pelouro das contratações. Nesse caso, o Benfica iria parar ao fundo da tabela..
O Benfica já me começa a lembrar o PSD, ambos merecem um líder à altura, mas só saem cromos nas rifas...
Aposte-se, pois, numa nova (e mais séria e credível) quermesse.
Para macacadas já bastam as tele-barracas de 6ª feira à noite que devemos impedir colonizem o Clube da 2ª Circular...