terça-feira

Um lapso de Sócrates relativamente a maiorias

Sócrates engana-se na maioria absoluta
por Com LusaHoje
À saída da comissão política nacional, ontem à noite, na sede do PS, no Largo do Rato, José Sócrates decidiu voltar a falar em maioria absoluta na tentativa de corrigir o “lapso” das declarações à entrada da reunião.
O primeiro-ministro havia reiterado o objectivo de renovar a maioria absoluta nas próximas legislativas afirmando depois de questionado pelos jornalistas : "Nós queremos uma maioria parlamentar que permita ao PS governar sozinho. Uma maioria parlamentar é uma maioria absoluta, que eu saiba, a não ser que haja outra maioria parlamentar que permita governar sozinho".
Mas José Sócrates equivocou-se quanto aos dois conceitos já que a maioria absoluta e maioria parlamentar possuem diferentes definições: A primeira - uma maioria qualificada (50 por cento mais um) - não implica maioria de um só partido político. Já a maioria parlamentar tanto pode ser uma maioria absoluta como uma maioria relativa, esta última normalmente controlada por uma força partidária. Ou seja, não é claro afirmar como o fez o primeiro-ministro, que uma “maioria parlamentar é uma maioria absoluta”.
Também o dirigente do PS Augusto Santos Silva defendeu que os portugueses "não perdoariam" ao PS se o Governo mudasse de políticas e disse que o objectivo nas legislativas é "renovar a maioria".
Em declarações aos jornalistas à saída da reunião da comissão política do PS, que decorreu em Lisboa desde as 21:30 de segunda-feira, o ministro Santos Silva reconheceu existirem "alguns sinais de insatisfação" mas defendeu que não há razões para qualquer inversão de políticas.
Obs: Até nestes pequenos lapsos Sócrates oferece menos perigo ao país relativamente a Ferreira Leite cujos dislates são, esses sim, verdadeiramente graves, já que apontam para a suspensão da democracia a fim de realizar as reformas através da ditadura. É o "melhor" da srª Ferreira em contexto de American Club, espelhando bem a sua baixa cultura política e cívica.
Pergunto-me o que diria a senhora Laite no Ritz ou mesmo no Meridien ou no D. Pedro V...