sábado

Marcelo Rebelo de Sousa vai testemunhar a favor de Isaltino Morais

O constitucionalista Marcelo Rebelo de Sousa é testemunha do processo que envolve o autarca Isaltino Morais, que disse hoje em julgamento ter intenção de chamar também o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, enquanto conselheiro de Estado. in dn
Marcelo Rebelo de Sousa responderá por escrito - o que lhe é permitido por ser conselheiro de Estado - a questões colocadas previamente no âmbito de uma acusação relacionada com a cedência de um terreno no município de São Vicente, em Cabo Verde, imputada ao presidente da Câmara de Oeiras.
Segundo a Acusação, Isaltino Morais recebeu do município, com o qual a Câmara de Oeiras mantinha uma geminação, um terreno de 1.500 metros quadrados junto à praia para construir uma casa de férias, tendo encomendado um projecto da mesma alguns anos depois, uma questão levantada hoje pelo procurador Luís Eloy. (...)
Obs: Digamos que só um procurador míope é que procurará incriminar Isaltino Morais por uma bagatela destas que nenhuma responsabilidade deverá produzir. Isto é o que se chama atirar poeira para os olhos...
Quanto a Marcelo.., digamos que me surpreende, na medida em que o comentador nunca "dá ponto sem nó", mas aqui revela um altruísmo e um solidarismo que só lhe fica bem. No fundo, os amigos são para as ocasiões.
Daqui não se infere, contudo, que Marcelo já desistiu de Belém, e, doravante, apenas coloca a fasquia no Concelho de Oeiras, o que faria dele um digno sucessor de Isaltino Morais na linha do Estoril, ou Costa do Sol, como se dizia ao tempo do salazarismo em que Marcelo cresceu e começou a respirar política, como dizia.
Mas se Isaltino não deveria ter aceite o terreno, já Marcelo poderia tê-lo aceite para aí mandar construir uma praia com ondas especiais que servissem a sua necessidade de natação diária que o põe em forma antes daquelas charlas de Domingo.
Esta é uma dimensão da lusofonia que desconhecia.
Histórias de Cabo Verde, apenas conhecia a do banco insular do BPN..., que provocou uma insulação a muita gente, embora só Oliveira e Costa veja hoje o mundo aos quadradinhos.
O que não deixa de ser uma maldade...