quinta-feira

José Sócrates em visita oficial a Cabo Verde

in RTP
O primeiro-ministro chegou hoje a Cabo Verde para uma visita de três dias ao arquipélago, da agenda da visita destacam-se temas como as tecnologias de informação e as energias renováveis. À chegada à Cidade da Praia, José Sócrates afirmou que está em Cabo Verde com um novo fôlego e muito entusiasmo para dar uma nova projecção à cooperação entre os dois países.
"Venho com a intenção de propor uma agenda ainda mais ambiciosa, que honre a nossa história, que honre a ligação entre os dois países", afirmou o primeiro-ministro português à saída do avião no aeroporto da Cidade da Praia.
"Por isso me fiz acompanhar de uma delegação tão significativa de ministros e secretários de Estado, para discutirmos vários aspectos que dê uma nova agenda, uma nova ambição à cooperação entre os dois países", sublinhou.
Nesta visita de três dias, José Sócrates é acompanhado por uma comitiva de 120 pessoas, entre os quais sete ministros e seis secretários de Estado, além de empresários e jornalistas.
Com esta deslocação a Cabo Verde, o primeiro-ministro português pretende impulsionar a cooperação em várias áreas, "sobretudo nas áreas de maior modernidade, naquilo que estamos a fazer de melhor em Portugal e gostaríamos de contar com a cooperação de Cabo Verde nesses projectos".(...)
Obs: Digamos que quando a Europa falha aumenta a vocação africana de Portugal. O ideal seria fazer dessa vocação - que é histórica e cultural, uma dimensão empresarial e económica permanentes, e não apenas quando a crise europeia nos bate à porta. Enfim, mais uma lição mundial que a crise nos deixa - que poderá servir de catalizador nas relações e no impulso de uma nova lusofonia. Já não assente na tradicional cacofonia, mas alicerçada em relações económicas de interesse recíproco. A onda de modernidade portuguesa nos últimos 4 anos pode alavancar muitos desses vectores e projectos de cooperação, e é aí que as TIC e as energias renováveis entram - para fazer história naquele belo arquipélago africano.