quinta-feira

Maria João Rodrigues lançou um livro Europe, Globalization and the Lisbon Agenda

Nota prévia: A profª Maria João Rodrigues tem uma cv impressionante, internacionalizado, é uma pessoa competente e constitui uma referência de discrição e eficácia para qualquer um de nós. Os seus trabalhos falam por si, teve também, consabidamente, altas responsabilidades ao tempo do Governo Guterres, foi uma das principais construtoras da famosa Agenda de Lisboa - que legou um conjunto de princípios, de metas e de objectivos, especialmente, ao nível da sociedade do conhecimento - que, infelizmente, não vieram a realizar-se. Mas muito do que já se fez emanou desse corpo de guide-lines de que Maria João foi autora. A economia tóxica não deixou avançar o projecto que, com o tempo, revelou-se ambicioso em demasia. Mas ficou o sonho, a aspiração que esta mulher - entre outros autores - nos deixou e em relação ao qual valerá a pena meditar. Meditar nos Dilemas europeus e nas suas novas perspectivas, nas Estratégias e Governação para uma Europa moribunda, no Relançamento para a Sociedade da Informação, reforçar as Políticas para a Investigação e Desenvolvimento, afinar as Políticas para a Empresa e a Inovação, enfim, requalificar a discussão e renovar alguns aspectos do debate europeu que, com Durão Barroso, ficou reduzido a zero. De resto, ninguém hoje sabe muito bem como relançar o Modelo Social Europeu com esta Europa tolhida pela crise e a recessão mundiais. Um debate com Maria João Rodrigues é sempre um debate interessante, renovador que abre sempre portas de futuro - que é algo de que a actual Europa - e inúmeros dos seus players - não têm conseguido oferecer aos europeus.
Maria João Rodrigues
Crise e globalização constituirão o tema do Simpósio de lançamento do livro Europe, Globalisation and the Lisbon Agenda que a profª Maria João Rodrigues acabou de concluir conjuntamente com outros autores Europeus: Iain Begg, Jos Berghman, Robert Boyer, Benjamin Coriat, Wolfgang Drechsler, Janine Goetschy; Bengt-Ǻke Lundvall, Pier Carlo Padoan, Luc Soete, Mario Telò e Ádám Török (ver o anexo).
Este Simpósio terá lugar em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, Av. de Berna, a 27 de Março de 2009 entre as 14h00 e as 18h00 e irá abordar os seguintes temas:
- Desenvolvendo a Agenda de Lisboa – as implicações da crise actual;
- A Agenda de Lisboa e a diversidade nacional;
- A Agenda de Lisboa e a acção externa da União Europeia;
- A Agenda de Lisboa e o Tratado de Lisboa.

Todos os autores estarão presentes para um debate organizado com os participantes (ver o anexo). Sendo alguém que acompanhou este processo desde o seu início, a profª Maria João Rodrigues convida-nos a participar neste Simpósio.

Maria João RODRIGUES

Conselheira Especial para a Agenda de Lisboa União Europeia

Professora de Políticas Económicas Europeias IEE-ULB, Université Libre de Bruxelles Website: www.mariajoaorodrigues.eu