quinta-feira

Eu é que sou o "presidiente"...

Santana Lopes, por uma situação excepcional de favor, lá granjeou o apoio compulsivo da madrinha do António Preto, esse "antro de virtudes" que ajudou a escavacar o que resta do actual psd. Agora, Santana lá foi perorar o apoio ao Caldas do cds, que lhe o deu sob condição e termos - ainda a negociar. Mas Paulo portas referiu-se-lhe de forma mais sobranceira do que Sócrates ao primo, quer dizer, ao filho do tio.
Depois, para compor o ramalhete, Santana lopes faz uma daquelas afirmações que mais não prova (além da estupidez política aguda) do que reconhecer a sua derrota antecipada na capital, mesmo com o "partido-smart" de Portas a reboque: eu, diz Santana, só aceito ficar na CML se for para Presidente, se não ganhar não aceito ser verador. Isto é, precisamente a má moeda de que cavaco falava há 5 anos...
Pelos vistos, Santana acha que a importância dos cargos públicos só têm mérito e valia se forem aos comandos do sistema, ser vereador - para ele - é desprestigiante. Também aqui o pior PM do post-25 de Abril poderia aprender algo com o prof. Carmona Rodrigues - que soube ser Presidente, apesar dos escolhos da entourage de que se rodeou (leia-se, os boys do Antonho preto) e sabe hoje estar como vereador. Mas Lopes só fica se for o "Presidiente"... Que pobreza de espírito, meu deus...
Para começar, estamos conversados. Ao fim deste tempo todo, de ser deputado, eurodeputado, PM, consultor da EDP a convite de Mexia, edil da Figueira da Foz, Santana ainda não percebeu que há coisas que não se podem dizer em política, muito menos confissões desajeitadas e reconhecimentos de derrota antecipadas. Com a idade piorou.
Talvez não fosse má ideia que santana fosse fazer um estágio a jogar "golfo", como diria o outro..., e trocasse algumas impressões acerca dos "assuntos de Estado...", se assim se pode dizer.
Por vezes, confesso, envergonho-me de dizer que sou português. Apesar de gostar de bolo-rei...