domingo

Vómito seguido de náusea: este PCP made in Campo Pequeno não é para levar a sério

Comunistas preparam nova proposta sobre a Coreia do Norte Ontem às 18:00
Uma nova proposta sobre a Coreia do Norte vai ser aprovada, domingo, segundo dia do Congresso do PCP. Os rasgados elogios ao regime de Pyongyang são agora acompanhados de uma intenção de acompanhar a evolução no país.
Depois das discretas contestações aos elogios à Coreia do Norte inscritos na proposta de teses do PCP, surge agora uma proposta de alteração, que pode mudar o pensamento do PCP sobre a Coreia do Norte, mas também sobre a China, Cuba, Vietname e Laos.
(...)
A forma como são elogiadas a Coreia do Norte e a China já mereceu a crítica de Octávio Teixeira, antigo líder parlamentar do PCP, mas ainda membro activo do partido. (...)
Obs: Depois de ler isto apraz-me registar o seguinte:
1. Manuela Ferreira leite pode, doravante, juntar-se ao camarada Jerónimo de Sousa e, em uníssono, cantar loas a esses regimes "hiper-democráticos" que ainda matam e mandam matar apenas por delito de opinião. O PCP elogia a natureza do regime político na Coreia do Norte, Cuba, Vietnam e Laos - e Ferreira Leite -, pelo seu lado, sugere a suspenção da democracia em Portugal. Ambos convergem em direcção ao abismo, e por uma questão funcional para com o PCP - o que se traduz no elogio directo de tais regimes totalitários.
2. Octávio Teixeira é comunista mas ainda não perdeu a lucidez nem a noção do ridículo, sobretudo na fase de maturidade histórica em que o mundo se encontra. Elogie-se a coragem de Octávio Teixeira - que sempre foi um bom parlamentar e um economista de boa formação, além de sério intelectualmente.
3. Como é que o PCP se quer credibilizar, modernizar, renovar, democratizar quando os exemplos que escolhe são, precisamente, os únicos casos no mundo inteiro que merecem total reprovação de todos - por serem execráveis.
Este PCP não é para levar a sério, e ao vermos Jerónimo a acusar Louçã e o BE de "anti-comunista" - é algo sintomático que revela bem a doença infantil deste PCP, um dos mais retrógrados do mundo que hoje só serve para agitar e instabilizar as instituições.
É por força deste factos e destas tomadas de posição ideológicas na arena internacional que isto nos suscita o título que demos ao post: um vómito seguido de naúsea.
Pergunte-se ao sr. Mário Nogueira da Fenprof se também alinha nos elogios execráveis a Pyongyang ou se se fica apenas pelo certificado de qualidade à Cuba de Fidel...(outro regime népota e ditatorial que oprime milhões de cubanos desde 1958).