quinta-feira

Reflexão da noite. Evocação de Baruck Espinosa

Por vezes intuimos o que se passa à priori, mas o Homem mais complexo quer sempre encontrar uma razão irrefutável, um fundamento lógico para aquilo que supõe como certeza provável.

Daí a vantagem de recuperar Espinosa e fragmentos do seu pensamento. Decorre isto das balizas que sempre devemos ter com os afectos, de tal modo que que a única possibilidade de triunfar sobre um afecto negativo, uma paixão irracional, como sublinha o filósofo, requer um afecto positivo ainda mais forte desencadeado pela razão.

Ou seja: um afecto não pode ser controlado ou neutralizado excepto por um afecto contrário mais forte do que o afecto que necessita de ser controlado.

Na prática, Espinosa sugeria que lutássemos contra as emoções negativas com emoções ainda mais fortes mas positivas, conseguidas mediante o raciocínio e o esforço intelectual. A noção de que o subordinar das paixões devia depender de emoções guiadas pela razão, - integra o pensamento de Espinosa.

Trata-se, de facto, duma recomendação nada fácil de realizar, mas Espinosa nunca deu grande valor a nada que fosse fácil.

Milk & Honey - Seven Seconds