quinta-feira

Viva o 1.º de Dezembro!

Viva o 1.º de Dezembro! No próximo 1.º de Dezembro comemoram-se 368 anos da Restauração da Independência.
Logo em 5 de Dezembro de 1640, Olivença, assim que lhe chegaram notícias da revolta, repudiou o domínio filipino e fez jus à divisa que lhe fora outorgada pelos Reis de Portugal: NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA!
Ocupada militarmente em 1801, desde então sob administração espanhola e forçadamente separada das demais terras portuguesas, Olivença constitui alerta eloquente para todos aqueles que querem um Portugal verdadeiramente livre e independente.
Lembrando a NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA, e apelando à participação cívica de todos na defesa da sua portugalidade, o Grupo dos Amigos de Olivença participará como habitualmente nas comemorações públicas do Dia da Restauração.
Convidam-se todos os associados e apoiantes a integrarem a Comitiva do Grupo dos Amigos de Olivença que se concentrará, no dia 1.º de Dezembro, às 15:30 horas, frente à Casa do Alentejo, dali saindo para comparecer nas cerimónias oficiais que terão lugar às 16:00 horas, na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
Para Lembrar e Reencontrar Olivença! Lx., 23-11-2008. A Direcção
Obs: Já agora, reclame-se também a chamada "África portuguesa" - não para a explorar, saquear e oprimir, como no passado, mas para a modernizar e desenvolver. Seria um 1.º de Dezembro original e mais elástico e que poderia ir do Algarve ao Minho - passando por Timor.
E por falar em Timor - recorde-se que Xanana Gusmão veio a Portugal tratar-se duma dor de costas e, de caminho, encomendar 50 mil Magalhães.