quarta-feira

Plano de retoma para a Europa

Durão Barroso anuncia plano de retoma de 200 mil M€ (act.), in DD O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou hoje o plano de propostas do seu executivo para o relançamento da economia europeia, orçado em 200 mil milhões de euros, o equivalente a 1,5 por cento do PIB da UE.
Numa conferência de imprensa em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso explicou que grande parte deste montante, mais precisamente 170.000 milhões de euros, deve ser suportado pelos Estados-membros, saindo o restante do orçamento comunitário e da possibilidade de um aumento dos empréstimos do Banco Europeu de Investimentos.
O valor global do pacote de propostas do executivo comunitário deve destinar-se a acções temporárias, com alvos bem precisos, e a serem levadas a cabo de forma coordenada pelos 27, apontou Durão Barroso.
Entre as propostas contidas no pacote hoje apresentado por Bruxelas, a «Comissão Barroso» aconselha os Estados-membros a reduzir temporariamente o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), entre diversos outros incentivos fiscais, especialmente dirigidos aos cidadãos e sectores da indústria mais vulneráveis.
Obs: Pergunte-se a Durão por que levou tanto tempo a debitar este plano à Europa? Esperemos que Barroso não fique conhecido no decurso deste seu 1º mandato na UE como o coveiro da Europa. Seria mau demais, ser coveiro em Portugal, em 2004, em que entregou o governo a Santana, e no relaxamento com que tem planificado a vida comunitária a fim de combater a grave crise, nalguns casos recessão, que graça hoje nos países do Velho Continente.
Ofereça-se a Durão uma agenda com despertador, talvez possa actuar preventivamente - em futuras crises. Esperar que o "doente" (leia-se, a Europa) entre em coma para ser sedado é, convenhamos, uma loucura.
Este Plano de retoma deveria ter arrancado antes do Verão.