sexta-feira

Barack Obama: um homem simultaneamente comum e excepcional

Family man: Obama at home with his wife Michelle and their young children Malia and Sasha
Imaginação ao poder, sugestibilidade, hipnotização, razão e argumentação, determinação, crença, liderança, visão, missão, providência, fé, pulsão, energia, perseverança, endurence, sentimento e afecto, amor, mais Eros do que Tanatos, capacidade de simplificação, orquestração, transfusão e contágio das mensagens nas multidões - Obama - tem tudo isto de forma mitigada e reflecte todas estas valências quando fala às massas.
Pelo disse no decurso nestes quase dois anos de campanha, Barack Obama consegui pôr a "América de joelhos", rendida ao seu encanto e hiper-razão - contagiando a América com esperança, fé, projecto para sair do atoleiro que 8 anos de W. pautaram os EUA, hoje com um défice tremendo, desmoralizada, com uma imagem belicosa na esfera das Relações Internacionais e, mais grave, sem ter conseguido resolver o problema do terrorismo globalitário que graça no mundo e afecta, sobremaneira, os EUA e os seus interesses abroad.
Obama abalou as estacas do establishement de Washington DC, criou uma nova cultura de poder, uma nova linguagem (como diria George Orwell), um novo esquema de relacionamento com a América-profunda e o mundo (cuja imagem é hoje mais pacífica e cooperativa - recortada na sua singular fórmula - Yes, we can).
Este é o seu sistema de pensamento, as suas ideias soldadas por nós sinergéticos que só podem catalizar a nação americana em torno de um novo projecto de poder e de desenvolvimento.
Veremos, doravante, se para lá do sistema de pensamento - a estrutura de acção - encontra uma malha de instrumentos operacional igualmente eficiente capaz de concretizar todo aquele plano e refazer - em cada uma das áreas da governação (da saúde à educação) - esse grande projecto hoje personificado na personalidade fascinante de Barack Obama.
Quando se ouve o homem falar fica-se com a sensação de que até Deus lhe pede conselhos, e ele dá...
Por isso Obama é, ao mesmo tempo, um homem comum e excepcional.