sexta-feira

Uma revista interessante. Somos um país de vocação marítima, fizémos a gesta dos Descobrimentos e...

Fizémos a gesta dos Descobrimentos, fomos pioneiros da teoria (e praxis) da globalização (vertente cultural, comercial) e, contudo, tenho a sensação de que tratamos mal as nossas coisas do mar. Surge um número que aborda temas do mar. Já está à venda o número de Novembro da Revista de Marinha, in PS Lumiar.
Para além de um interessante noticiário sobre assuntos do mar, salienta-se um texto curioso do Eng. Gonçalves Cerejeira sobre a “A Ampliação do Terminal de Contentores em Alcântara” respeitante ao fecho da Golada, ao seja, à construção de um dique de areia entre a Cova do Vapor e o Bugio. Aí seria edificado um amplo porto para contentores, evitando-se o alargamento do cais de contentores de Alcântara.
Dieter Dellinger publica neste número o seu IV. Artigo sobre a Marinha Russa; desta vez dedicado aos gigantescos cruzadores submarinos lançadores de mísseis balísticos com uma introdução sobre a “luta” surda que se trava sobre o domínio do Oceano Glacial Árctico.
Com a calote glacial em retrocesso e conhecida presença de importantes reservas de petróleo e gás na zona, as nações ribeirinhas como a Federação Russa, a Dinamarca (Gronelândia), o Canadá e os EUA (Alasca) posicionam-se para uma ocupação efectiva daquelas águas tão promissoras para o futuro.
“Os Navios da Naveiro” é um artigo dedicado a uma das únicas empresas armadoras do País com capitais portugueses e navios com bandeiras de conveniência, mas interessa pouco, o principal é o capital e a gestão dos navios.
[...]
Assinatura Anual: Pedidos a revistamarinha@netcabo.pt