terça-feira

Barack Obama - um homem ainda jovem mas de pensamento maduro -

Barack Obama fala do seu partido, o Partido Democrata, nestes termos mas, ao mesmo tempo, revela-nos uma personalidade consistente e apresenta uma cosmovisão que a América do séc. XXI precisaria:
Também me parece que o meu partido consegue por vezes ser arrogante, distante e dogmático. Acredito no mercado livre, na competição e no empreendedorismo, e penso que são vários os programas governamentais que não funcionam como é anunciado. Gostava que o país tivesse menos advogados e mais engenheiros. Penso que a América tem sido mais vezes uma força do bem do que do mal no mundo; tenho poucas ilusões quanto aos nossos inimigos, e reverencio a coragem e competência dos nossos militares. Recuso uma política que se baseie apenas na identidade racial, de género, orientação sexual ou na vitimização em geral. Penso que muito do mal que aflige os centros das nossas cidades tem a ver com um colapso cultural que não será curado apenas com dinheiro, e que os nossos valores e vida espiritual contam pelo menos tanto quanto o PIB (produto interno bruto). [...] Como é que eu, ou alguém num cargo de poder político, consegue evitar as armadilhas da fama, a voragem de agradar, o medo de perder, e preservar assim aquele fundo de verdade, a voz singular dentro de nós que nos recorda dos nossos compromissos mais íntimos.
Obs: As eleições nos EUA - por afectarem directa e indirectamente os negócios políticos em todos os países do mundo, deveriam estar dependentes de uma quota de votação do mundo que vigia a maior super-potência do Globo. Assim, em função da Demografia, ou doutro qualquer indicador mensurável, para a eleição do homem mais poderoso e influente do mundo as cerca de duas centenas de nações do mundo também deveriam poder ter uma palavra a dizer na sua eleição, até por razões morais, e não apenas por razões políticas ou de natureza social e económica. Assim sendo, não restariam dúvidas que Barack Obama [Oficial Site] seria o Candidato do Macro. Em rigor, o que procuro significar é que Obama é um tipo competente, lúcido, talentoso e tem os "tomates" no sítio. Razões mais do que suficientes para ter a oportunidade de liderar a América, creio que o mundo só ganharia com isso.