terça-feira

Uma boa notícia: Laboratório de Nanotecnologia em Braga

Laboratório de Nanotecnologia é «marco histórico»
2008/01/18 20:29 Filipe Caetano Sócrates e Zapatero lançaram primeira pedra de futuro local de referência
Cimeira Ibérica: parcerias para a investigação
Braga será, já a partir de 2009, um pólo muito importante de desenvolvimento científico com a instalação do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologias. No lançamento da primeira pedra, num terreno que recebeu durante anos um parque de diversões (a Bracalândia), José Luís Zapatero e José Sócrates consideraram que este era um «marco histórico».
Instituto Ibérico de Braga exige 30 milhões anuais Mega-laboratório de investigação em Braga
O laboratório, que será dirigido pelo investigador galego José Rivas, tem um investimento inicial de 30 milhões de euros e compreende uma área de 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de cerca de 20 mil metros quadrados. O edifício deve estar concluído em 2010/2011, embora o funcionamento da primeira fase possa ocorrer já em meados de 2009.
Perante estes números, o presidente do Governo espanhol, sublinhou a importância do projecto. Zapatero garantiu que o governo espanhol se empenhará no sucesso do INL, frisando que o organismo terá 200 investigadores de todo o mundo, de modo a garantir «o máximo nível de excelência». Assim, considera que se «os dois países ibéricos não estiveram na vanguarda das diferentes revoluções tecnológicas nos últimos quatro séculos, estão na do século 21».
Este Instituto acaba marcar «a primeira vez na história dos dois países que é lançado um projecto comum». Zapatero fala num acto que «demonstra que além de irmãos, amigos e vizinhos», Portugal e Espanha «confiam um no outro». [...]
Obs: Por este andar ainda conseguimos construir portáteis mais pequenos e leves do que Steve Jobs (Apple CEO). Talento seria aplicar o mesmo critério ao desemprego, ao défice e a todos os maus indicadores de desenvolvimento que ainda atravancam a economia nacional. Que fazer? Será que valerá a pena pedir conselho a Steve Jobs... Ainda bem que o PM; José Sócrates não tem este apelido, senão seria mais uma dor de cabeça.