sexta-feira

É desta que o Brasil vai ter classe média...à boleia do ouro negro

Petrobras encontra reservas gigantes de gás e petróleo
A Petrobras estima que o volume de combustíveis encontrado possa atingir entre cinco a oito mil milhões de barris de petróleo e gás natural de alta qualidade.
É o maior volume de petróleo e gás descoberto no Brasil e pode aumentar ate 60 por cento as receitas da empresa.
A área avaliada está na região denominada de pré-sal, onde os reservatórios se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, localizada até a cinco mil metros de profundidade.
Os testes foram feitos no poço 1-RJS-646, que está no bloco BMS-S-11. O petróleo encontrado tem 28º API. O óleo é mais leve à medida que seu grau é mais elevado. O óleo pesado da Bacia de Campos, por exemplo, tem de 17 º API a 20º API.
A Petrobras é operadora do bloco e detém 65% do activo. As sócias são a britânica BG Group, com 25%, e a portuguesa Petrogal - Galp Energia, com 10%.
Obs: Fiquei satisfeito com esta notícia. Desta feita o Brasil poderá melhorar a qualidade de vida das suas populações, sobretudo ao nível da distribuição do rendimento, agora que o ouro negro pode contribuir para a emergência duma classe média que nunca existiu no Brasil.
Pela minha parte, tenho pena de não ter acções da Galp, senão agora virava um pequeno especulador como o Big Joe Berard e fazia uma fortuna. Com tanto petróleo assim qualquer dia oferecem os combustíveis nos postos de abastecimento, e se assim for a nossa dependência energética tradicional também diminui, os impostos também e, desse modo, também estão criadas algumas condições para o take-of das economias europeias...
Uma boa notícia, portanto. Apesar de ser uma notícia negra, da cor do crude.