Comboios de Portugal
Andar de comboio é hoje um dos meios de transporte mais seguro, cómodo e rápido. Nem sempre prestamos atenção à sua importância económica e social. Voltaremos ao assunto no decurso da semana com uma análise mais detalhada deste sector importante para a economia nacional e tão necessário às pessoas e às empresas no seu quotidiano.
Além de que este deve ser um dos meios de transporte mais ecológico que existe, facto que deve ser meditado e avaliado na planificação e gestão das sociedades...
Para medirmos, de forma algo intuitiva, a importância deste meio de transporte, basta que pensemos num mundo só feito de carros, motos e autocarros...
Enfim, uma ideia em suspense para pormenorizar na próxima semana a fim de perceber o que se passa no sector e quais as suas perspectivas de futuro.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
"Hoje, a CP transporta cerca de 178 milhões de passageiros e 9,3 milhões de toneladas de mercadorias por ano.
Comboios urbanos da CP na Estação de São Bento no Porto.
Nos dias que correm, a CP encontra-se dividida em unidades de negócio, cada uma com uma 'fatia' específica dos serviços prestados pela empresa:
A CP actual dedica-se apenas ao transporte e actividades conexas. A gestão da rede ferroviária nacional, que lhe pertenceu até 1997, está hoje entregue a uma outra empresa pública, a REFER.
<< Home