terça-feira

A queda do velho Leopardo do bcp ante a estratégia burguesa do BPI. Uma narrativa à Visconti...

O velho Leopardo bem poderia (hoje) integrar a narrativa de Visconti. Os realizadores da 7ª arte que pensem nisso... Num cinema perto de si, soon.
O velho Leopardo (mais Filipe Pinhão, Presidente executivo do bcp) estão a avaliar a proposta de Fernando Ulrich para a fusão do BCP com o BPI. Na Bolsa, o índice PSI-20 iniciou o dia a valorizar. Jardim Gonçalves terá começado logo a fazer contactos com os accionistas para que aceitem a proposta do BPI. Quem diria!!! Entradas de leão saídas de sendeiro...
No mercado de capitais, a fusão está a ser bem recebida, com os dois bancos a arrancarem a sessão a disparar, o que poderá fazer parar a volatilidade das acções do bcp, que ora sobem ora descem abruptamente deixando os accionistas estonteados no divã do psicanalista.
Jardim Gonçalves, em função da sua história de sucesso e da actual narrativa de desgraça em que caíu, com os últimos factos conhecidos da opinião pública, representa bem a história da queda duma certa aristocracia banqueira e que hoje se afoga no seio duma burguesia emergente representada pelo BPI - que de "opador" passou a "opado", tamanha a ironia.
Digamos o Príncipe de Salina Don Fabrizio (soberbamente interpretado por Burt Lancaster, no papel que o consagrou - aqui personificado em Jardim Gonçalves) começa a perceber que a actuação de Garibaldi (travestido na figura de Fernando Ulrich/BPI) iria alterar de forma inexorável a estrutura de poder então dominante na Sicília (do BCP) e, por extensão, na aristocracia local de todo o banco - que agora será integrado na estrutura accionista do BPI que o controlará. Será também o fim da influência da Opus Dei no banco e na sociedade portuguesa.
Com uma diferença: desta feita a fórmula mágica não se mantém, ou seja, nada ficará na mesma, ainda que tudo mude...
A Obra de Deus, desta vez, passará a ser governada pela mão de Fernando Ulrich do BPI, e é contra esta heresia que o accionista privado de referência Big Joe Berardo - se revolta. Por isso levou duas garrafas de champagne. Mas, pelos vistos, Ulrich ou não gosta de Champagne de Sacavém ou não se deixou subornar...
PS: Narrativa dedicada ao Filipinho Vasconcelos que acabou por "matar" o pai pelo escândalo que ele próprio gerou com a cumplicidade ilegal e imoral do actual Presidente Executivo (e seu padrinho, Filipe Pinhão) que, em condições normais, também não teria condições para se manter no lugar, excepto em Portugal.