segunda-feira

Os novos holocaustos e gulags na Soeiro Pereira Gomes

Este epifenómeno presente no caso da deputada Luísa Mesquita é recorrente na vida interna do pcp. Basta ver o que sucedeu aos renovadores do partido na década de 90, alguns dos quais já morreram... Uma recorrência que faz questão de ser actualizada - o que se traduz na eminente expulsão da deputada Luísa Mesquita do pcp - onde milita há mais de 30 anos. Ora, este facto diz mais da própria biografia do PCP e do seu modus operandi do que da deputada. Ou seja, que coisa grave fez Luísa Mesquita para estar a envolver todo o partido no estudo de medidas e contra-medidas para meter a senhora no olho da rua? Nada!!!
Ou se calhar fez: pensou pela sua própria cabeça. Mas se alargarmos o espectro deste miserável facto objecto desta análise - pudemos até, salvaguardadas as devidas distâncias, evocar as tragédias do Holocausto e dos Gulags - mostrando a distância entre os valores culturais e as realidades políticas, e a circunstância de o séc. XX ter visto um extraordinário aumento de todas as desigualdades dentro de cada sociedade (e entre sociedades), apesar de ser dominante o discurso da igualdade com que o camarada Jerónimo - torneiro-mecânico e calaftador de cascos da Setnave - e dançarino nas horas vagas - enche aquela bocarra quando fala em público.
Ele, de facto, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, fala, mas não diz Nada.
E às vezes trama-se, porque de tanto falar e querer ser "o Presidiente" - acaba por ter de abandonar o estúdio por falta voz. Um dia, como ele é ateu, trama-se e Deus castiga-o: fica definitivamente sem voz quando estiver a ler o relatório de expulsão de outro membro do pcp que tenha resolvido pensar pela sua cabecinha desafiando, assim, os cânones do partido.
Por vezes chego a pensar que o que faz falta ao camarada Jerónimo são uns pézinhos de dança nos Alunos de Apólo para matar o stress que o consome e deixar os seus deputados em paz e regressar ao mundo mais civilizado. Mas enquanto a Coreia do Norte constituir um exemplo e democracia todos irão morrer à praia...