quarta-feira

A noite do Norte "mafiosou-se" e agora resolve diferendos aos tiros. É a lei da morte e da omerta...

Violência: Medo instala-se no Porto (in CM)
Depois desta morte é de temer tudo
Nota Macro:
SE ESTÁ A PENSAR IR DE FÉRIAS PARA O NORTE E DIVERTIR-SE NA NOITE PENSE DUAS VEZES...
Obs: Julgo que não será apenas a quota de mercado, mas as motivações passionais imbricadas neste negócio da noite que leva a este tipo de resultados com perdas de vidas. A inveja, o ciúme e o desejo de vingança transforma aquilo que deveria ser um momento de lazer num funeral pegado, que agora terá a respectiva retaliação.
Meter os PSPs todos a dançar nas discos também não me parece solução. Deixá-los dentros dos carros a multar os automobilistas (numa autentica caça à multa) também não, ou a fazer serviço burocrático nos quartéis... Afinal, onde é que andam as autoridades, será que vão todos jogar roleta russa para os casinos em vez de patrulhar as noites perigosas do Norte?!
Este regresso aos anos 20 duma América da lei da rolha, à lei (siciliana) da Omerta e à impotência das autoridades policiais nacionais - que actuam sempre à posteriori, preocupa-me. Eles chegam sempre depois do crime, sendo que o seu papel deveria dissuadi-los, i.é, serem preventivos e até terem pessoal infiltrado "na noite" que pudesse servir de antena estratégica em relação ao que se vai passando.
Mas nunca fazem o que se impõe, o que revela um grave défice de formação e de actuação das policiais em Portugal. Apesar de já não serem os barrigudos a cheirar a alcool quando falam com os cidadãos também ainda não atingiram o nível de destreza mental de saber lidar com o perigo, os riscos e as ameças emergentes da nossa sociedade.
Nunca me esquecerei que um dia, pelo ano de 1997 - fui multado por um sr. agente que mesmo a três metros de mim tresandava a vinho daquela boca. Oxalá não fosse ele o condutor e que o seu colega também não estivesse semi-embriagado. É triste dizer isto, mas é a verdade, ainda que pontual.
Até dá vontade de perguntar se alguns desses agentes (repito e sublinho, alguns) antes de desempenharem fielmente a sua missão de segurança também andam na noite...