segunda-feira

Lisboa à noite - 2007-09 -

A SABECHONA COLA-CUSPO
A RTP de Fátima Campos Ferreira tornou-se numa pálida figura daquilo que seria suposto ser o serviço público de televisão pago com os impostos dos portugueses. A senhora administrou péssimamente o tempo, cortava a palavra, subtraía continuidade aos temas, etc, etc. Portanto, nota negativa para a RTP e para a sua apresentadora - que revela o próprio envelhecimento dos quadros da RTP que usa e abusa dos chamados "jornalistas-canastrões" que se julgam um paradigma de jornalismo quando, afinal, são uns cábulas que colam umas estatísticas e as debitam substituindo-se aos próprios intervenientes só para demonstrar que sabem umas coisas. Solene e irritantemente a dona Fátinha faz isso até à exaustão, e à pala dos nossos impostos.
Dito isto, sistematizemos algumas notas indo do pior para o melhor:
O XENÓFEBO
Um tal Pinto - que ganhou notoriedade em Portugal como Le Pen em França, não passa dum racista e xenófebo que não articula duas seguidas. Nem para "almeida" quanto mais para vereador. Merecia duas coisas: não estar sentado onde estava; e levar com um cartaz do Marquês na tola. E passar um semestre em regime de trabalho de campo no Corno d´Africa.

O SOLÁRIO CAÇA-IDOSOS
Telmo Correio quase se confundia com o Pinto-supra a falar de segurança. Telmo fala muito nos idosos, confesso que me emocionei com tanta sensibilidade social, pena é que a tenha unicamente em contexto eleitoral. Recomenda-se ao senhor que apanhe menos solário, não copie (até nisso) o seu líder porque depois a mioleira atira para o género santola. Com ele como vereador, que espero não suceda, a CML viraria um entreposto comercial e as firmas de catering que fornecem as refeições na TAP seriam as mesmas que abasteceriam os lares de idosos onde hoje ele e o oportunista do PPortas vão beijar sabujamente os idosos - que os devem confundir com alguns delegados de propaganda médica a distribuir medicamentos de borla nos lares da Grande Lisboa. É um equívoco.
O MAOISTA-CAPITALISTA - IRMÃO GÉMEO DE ZÉ DURÃO BARROSO
Garcia Pereira quer construir um grande aeroporto internacional, um grande Porto e uma rede viária que ligue Portugal a Espanha e à Europa. Só é pena levar por cada consulta jurídica quase 30 cts, e ainda dizem que é o advogado dos pobres, ou seja, reclama-se um MRPPúm e age como um neoliberal formatado no Consenso de Washington, com barquinho na doca de Belém e tudo. Concordo com ele relativamente à Administração do Porto de Lisboa - cujas competências deveriam ser imediatamente avocadas para a CML e o seu Presidente. Ainda me lembro quando Garcia dizia - na Av. de Roma - que "Cavaco era o escarro da democracia"... Daria um bom Chefe de Divisão do economato na CML.
DINOSSAUROS-REX
Ruben de carvalho é o dinossauro da CML e ainda volta a repetir os mesmos clichés de há 30 anos: trabalho, honestidade e competência, sob aquela música enjoativa da cdu, depois altera a ordem. Ainda pensei que desse vivas a Stalin.. Deveria urgentemente reciclar-se, dar o lugar a alguém, ele que regressasse aos palcos da Festa do Avante a atarrachar lâmpadas. Ruben é uma ameaça ao próprio rejuvenescimento do seu partido que sempre seguiu o modelo moscovita. É alguém que não serve para Lisboa, além de ser um homem ainda relativamente novo mas já nitidamente estafado. Cansa-se ao termo da 2ª frase, e a Fátinha já nem a 3ª o deixava dar. A 3ª...
O RECALCADO, OBSESSIVO-COMPULSIVO
M.Monteiro ainda vive cristalizado no passado, o seu alvo e obsessão é PPortas, ainda pensei que fizesse um atacasse cerrado aos gays de Lisboa por contribuírem para uma má imagem externa de Portugal que depois nem o ICEP nem o Figo (agora desempregado..) conseguem apagar, talvez daí derive a menor procura de Lisboa pelos turistas de todo o mundo. Talvez fosse melhor Monteiro dedicar-se à agricultura ou aos serviços bancários. Ou então comprar um revólver e ir alí ao Largo do Caldas e resolver, at once, o seu problema. Ele não tem é o direito de estar sempre a falar no mesmo..
O ET, MAS JÁ NÃO FAZ CHORAR
Carmona é um ET, depois de ser o centro do furacão, de revelar ausência total liderança e de projecto, e de controlo nos vereadores caceteiros que o manobravam a torto e a direito (leia-se, Sérgio limpari) apresenta-se como um anjo sem nenhuma ideia para Lisboa. O uso e abuso da figura da vítima tem limites, Carmona que vá gozar com os seus correlegionários, não com os lisboetas que achariam que daria um bom director de serviços na área dos desníveis de pontes e de infra-estruturas conexas. Se ficar poderá ser muito útil a A.Costa - para despeito de MMendes e de F."Pretão" que ainda terá menos votação.
O ROBERT REDFORD LUSO: UM ARTISTA EM BUSCA DE GUIÃO
O Gonçalo daria um bom protagonista para um filme do Manoel de Oliveira, mas com um guião em que tivesse de falar pouco. Uma espécie de guião à Joe Berardo, quanto menos falar melhor. Seria o Public Relations ideal de um presidente tipo SLopes, funcionaria como chamariz do melhor material para o presidente se deleitar, convertendo a CML na Kapital - bar aberto até às 6 am.. Ideias para Lisboa... seria ligar a Torre de Belém a MOnsanto por teleférico, para onde os tugas iriam fazer croché e ler a BOla, na companhia das meretrizes que por alí ainda ganham a vidinha anteo olhar atento da polícia montada a cavalo. Pergunto-me por que razão o Gonçalo não canta um faducho de costas viradas para o rio Tejo..
O POLÍCIA
Negrão é um nítido caso de polícia: belicoso, "sanguinário" nas afirmações em busca de palco, desviante nos temas para ver se endromina.. Começou logo ao ataque, mas as suas farpas foram tirinhos de pólvora seca fácil e calmamente desmontadas por António Costa que explicitou a declaração de interesses de Manuel Salgado, o seu nº 2 responsável pelo pelouro do Urbanismo. Ficámos a saber que o grande projecto de Negrão para Lisboa é a manutenção do aeroporto da Portela na Capital. Muito promissor, sim senhor... No cochicho com Ruben ainda se adivinhara alí uma parceria PSD-PCP, o que seria uma novidade ver um "polícia" de mão dada com um marxista na própria Capital das 7 colinas que já foi Império. As voltas que a história, e não tinha razão Francis FUkuyama quando dizia que a história terminou. Parece que com Negrão e Ruben ela recomeça nos Passos do Concelho.., e da pior forma: com aviões dentro da cidade e com o Ruben a arfar, fazendo lembrar o Balsemão em espasmos.
A PARTICIPATIVA = PARTE ACTIVA & PASSIVA..
Helena Roseta é um doce-simpatia, a senhora derretia-se e por pouco, e com razão, só não mandou Fátima às malvas para não ser desilegante. De facto, a senhora só fala em cooperativas de habitação, de cidadãos e de Cidadania, agora, à falta de melhor, propôs uma alteração na Carris a fim de promover a concorrência no sector dos transportes públicos, coisa que os utentes gostam sempre de ouvir, visto que os autocarros não respeitam horários e são de má qualidade. Ou seja, Roseta é uma mulher ressentida com o PM, por isso resolveu vingar-se em A.Costa - dificultando e espartilhando a sua sede de apoio sociológico. Projecto para Lisboa tem nome e chama-se: Helena Roseta. Ao vê-la e ouvi-la falar penso sempre que Portugal ficou cristalizado em 1974 e que o Sá Carneiro ainda é vivo, e o Santana ainda é uma promessa que hoje se esvaziou... Com jeitinho a Lena, à boca das urnas, ainda vai votar A. Costa, mas não o pode dizer senão engana as centenas de pessoas que a apoiam. Desde logo, o Maestro António Vitorino de Almeida.
O ANTECIPATIVO, PROSPECTIVO E NORMATIVO
Sobra o melhor dos candidatos, António Costa: calmo, sereno, estoico, hiper-respeitador das posições dos outros, sistémico e integrador, A. Costa foi cerebral e objectivo: reunir as condições de governabilidade, sanear as contas da autarquia e meter a casa a funcionar, e a APL na ordem, sendo que os mega-projectos modernizantes para Lisboa virão após 2009.
António Costa, que é o candidato que apoiamos, ainda que partilhe de muitas ideias geradoras de consensos entre alguns outros candidatos, é aquele que mais eficientes vias de acção dispõe para remediar as fraquezas de Lisboa. Quer entre o governo, de que foi parte importante, quer pelo benefício da experiência política acumulada ao longo de 30 anos de vida pública que hoje, como nenhum outro candidato, pode explorar como ninguém na esfera pública, convertendo ameaças em oportunidades, fraquezas da gestão local em forças da cidade.
São, essencialmente, razões de eficiência política mais do que (ideológicas) suficientes para que Lisboa e os lisboetas não percam mais tempo com experimentalismos rosetianos básicos em nome dos vesteds interests da cidadania e das cooperativas de habitação que eram os ícones de 1974. Ano em que Roseta ainda está...

UMA DAS MELHORES MÚSICAS DA DÉCADA DE 80 QUE AQUI DEDICAMOS À NOSSA QUERIDA CIDADE DE LISBOA - ONDE INCORREMOS NAS VIRTUDES E NO PECADO A UMA VELOCIDADE ALUCINANTE. ONDE, NO FUNDO, VIVEMOS E HAVEMOS DE MORRER - NUM ABRIR E FECHAR D' OLHOS ANTE O OLHAR SEMPRE VIGILANTE DO RIO TEJO QUE ASSISTIU A TUDO E À IDENTIDADE QUE HOJE TEMOS
Yah Mo B There - James Ingram & Michael McDonald