segunda-feira

Comunicado de José Miguel Júdice e o desespero de MMendes que brinca ao "lego político". A "fase da pilinha"

Comunicado do Mandatário
08 de Julho
Conheça o comunicado subscrito pelo Dr. José Miguel Júdice, Mandatário da Candidatura UNIR LISBOA às eleições do próximo dia 15 de Julho
Em declarações feitas numa sessão de apoio à candidatura do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, amplamente divulgadas pelos meios de comunicação social, o Sr. Dr. Luís Marques Mendes, Presidente do PSD, insinuou que o Arquitecto Manuel Salgado, candidato na lista do PS, encabeçada por António Costa, tinha interesses em especulação imobiliária ligada à futura desactivação do Aeroporto da Portela e que, talvez por isso, integre a lista em questão. Estas insinuações são feitas apesar de se saber que a posição da lista que é integrada pelo Arquitecto Manuel Salgado é a de defender para a zona do aeroporto a classificação como pulmão verde.
Tal explícita e inequívoca insinuação tem a maior gravidade, pois afecta o bom nome, a honra e a consideração devidas a um Cidadão e não tem a menor base factual.
É certo que a afirmação foi inserida numa campanha política e seguramente motivada pela dificuldade em fazer passar as suas mensagens sem recurso à calúnia. Mas nem tudo é admissível no combate político e a honra das pessoas não pode ser desprezada pelo simples facto de aceitarem dedicar-se a causas públicas, como acontece com o Arquitecto Manuel Salgado.
Por estes motivos, e na minha qualidade de Mandatário da Candidatura do PS às eleições da Câmara Municipal de Lisboa, enviei hoje uma carta ao Dr. Luís Marques Mendes, exigindo que, no prazo máximo de 48 horas, apresente desculpas públicas ao Arquitecto Manuel Salgado pelas insinuações que veiculou ou que, em alternativa, apresente no mesmo prazo as provas que possui e em que sustenta tão grave imputação.
José Miguel Júdice
Lisboa , 8 de Julho de 2007
Obs: Quando era "puto" e partia os volantes do carro do papá ele dizia-me para brincar com a "pilinha"; depois comecei a partir canetas e relógios, ele dizia-me o mesmo. Mas depois cresci, e já não podia nem fazer uma coisa nem outra. Os volantes, os relógios e as canetas eram caros e brincar com a "dita" - em idade adulta também seria moralmente censurável. Reconstruo esta narrativa da minha memória, comum a tantas outras crianças rebeldes, porque acho que MMendes ainda não passou à fase adulta, i.é, ainda não passou da "fase da pilinha"...
Das duas uma: ou é por se achar pequenino e bailarino, o que lhe permitirá dizer tudo impunemente; ou porque está de má fé e assume conduta difamatória (pensando que daí extrai dividendos políticos), decorrente do ambiente transloucado em que se encontra.
Como está a prazo na direcção do partido creio que já nem os militantes do PsD o levam a sério. Mendes há muito que anda a brincar com a "pilinha da política". Qualquer dia encontra numa esquina os amigos da tesoura: Meneses, Sarmento, Aguiar Banco e ainda uma nuvem de Cavaco - a ensombrar...
Este MMendes está perdido, esperemos que quando deixar a política não se empregue na Torre de Controlo do aeroporto da Portela, porque aí, sim, os acidentes aéreos ocorreriam.