domingo

António Costa é o primeiro político português a integrar o Second Life

SECOND LIFE:
http://slurl.com/secondlife/Afton/26/222/118
António Costa em campanha no 'Second Life' FERNANDO ZAMITH NUNO FOX (imagem)
O candidato do PS à presidência da Câmara de Lisboa, António Costa, estreia hoje a sua sede de campanha no mundo virtual Second Life (SL), com um avatar (personagem virtual) mais magro e sem óculos.
A sede virtual de campanha de António Costa, visitada ontem pela agência Lusa, foi construída pela empresa portuguesa Beta Technologies no "continente principal" do Second Life, Afton, e está rodeada por vários edifícios empresariais.
O edifício, de arquitectura contemporânea, tem uma estrutura em ferro e paredes e tectos envidraçados, dominando à entrada um cartaz da campanha do candidato e as bandeiras de Portugal e de Lisboa.
No átrio de entrada, destaca-se uma bicicleta, símbolo da importância que o candidato dá às questões relacionadas com a mobilidade. A sede tem um auditório com 28 lugares sentados e vários corredores, onde se podem ver fotografias de todos os integrantes da lista do PS, cartazes e vídeos de acções de campanha.
Nalgumas paredes e objectos, os visitantes podem aceder a biografias e informações sobre o programa eleitoral do candidato ou ler "feeds" RSS (linguagem informática de simplificação) com as últimas novidades.
O edifício foi construído pela Beta Technologies, empresa fundada há um ano em Lisboa por três "arquitectos do mundo virtual", entre os quais o programador informático Jorge Lima, o português há mais tempo (quatro anos) no SL.
Esta empresa já construiu dezenas de edifícios, objectos, filmes, jogos e animações para o SL, contando entre os seus clientes com empresas como a Xerox, Honeywell, Saxo Bank e Language Lab. Jorge Lima (Eggy Lippmann, no SL) disse à agência Lusa que "a principal dificuldade foi o prazo muito apertado" que a empresa teve para construir a sede de candidatura.
"Fizemos a sede em duas semanas, pelo que ainda é um espaço em construção permanente. O avatar do candidato ainda está em fase de refinamentos. Não está tão realista como desejaríamos", disse Jorge Lima.
O programador informático realçou que António Costa "é o primeiro político português no SL", depois de experiências semelhantes de políticos espanhóis, franceses e norte-americanos, entre os quais Hillary Clinton. (...)
Obs: amanhã Fernando "Pretão" também quer um ingresso no SL e uma identidade virtual. Lá terá o técnico que mitigar o personagem, e meter 51% de MMendes e 49% Negrão. Assim sendo, a média de altura de Mendes já fica favorecida, virtualmente favorecida.. Mas os resultados eleitorais acabarão por estragar a média.