domingo

Cavaco e a PR nos EUA pela lupa do Jumento. Subscrevo

Uma oportuna síntese do Jumento que subscrevo. Será caso para mandar cópia para Belém, e vai mesmo..
"Com o Governo a medir o sucesso das comitivas socratianas pelo peso dos acompanhantes no PIB, o Presidente da República faz uma viagem aos EUA que pode ser considerada exemplar, pela forma como foi organizada, pela qualidade dos contactos que fez e pelo discurso cuidadoso e preparado com que tem intervido em público.
É evidente que os americanos nem reparam que um presidente de um pequeno país está e visita os EUA, isso nem é tema de notícia. O mesmo não se pode dizer de uma exposição sobre Portugal num dos mais importantes museus dos EUA e do mundo que coloca o nosso país na agenda cultural americana. Em vez de passear o pobre-riquismo nacional, Cavaco Silva dá o exemplo levando a imagem e a cultura do país, em vez de acenar com os baixos salários e outras misérias nacionais, Cavaco Silva leva o orgulho de ser português.
De parabéns estão também os serviços da Presidência da República que, sem alardes na comunicação social, produzem o melhor site do Estado onde, sem culto da personalidade, é possível obter informação detalhada da agenda presidencial".
Obs: Eis as observações que tinha pensado escrever, mas descuidei-me e o "burro" não deixa vacuums analíticos. Sublinho apenas um ponto que me parece oportuno: ainda bem que Cavaco não foi recebido pelo presidente dos EUA menos cotado na "bolsa da inteligência política" da maior superpotência do mundo. Ainda seria capaz de estragar o trabalho político de Cavaco. E não é pelo facto de G.W.Bush estar de saída de forma inglória, mas por a sua prestação pelo poder ficar registada na história numa nota de roda-pé escrita a vermelho e a letra invisível.
Qualquer americano que se preze preferirá esquecer este intervalo como mais uma falha eleitoral.
Por outro lado, interessante seria constatar que desta visita, a prazo, reverteria para Portugal uma atracção de investimento superior aquela que a API dirigida por Basílio Horta - que não se sabe o que anda a fazer, tem conseguido.
Portanto, de parabéns estão os serviços da presidência, e aqui ressalto o papel tão discreto quanto eficiente de José Manuel Nunes Liberato - Chefe da Casa Civil da PR.