sábado

Sarkozy é o novo paradigma da informalização na vida pública

Sou dos que penso que formalismo em excesso na vida pública inibe os negócios do Estado e limita a franca troca de opiniões e de interesses entre Estados, sociedades e povos. A conduta política de Sarkosy parece corroborar esta perspectiva e, em conformidade, vem inaugurar uma nova maneira de fazer política aos olhos da Europa e do mundo.

Vejamos: ao fazer o balanço do G8 após uma reunião com Putin- Sarkosy dá uma conferência de imprensa emburregado, mas nunca perde o registo racional, embora toda comunicação gestual, facial, braçal, etc - o traíam e nos confirme que, de facto, Sarkosy estava com muito Vodka russo no sangue. Como não é ele que conduz, no problem...

Antes disso, quando recebeu o PM português, Sarkosy foi uma multidão de maneirismos, gingando por todo o lado convertendo a cena política numa passarelle pegada. Creio que lá bem no fundo o narcisismo de Sarkosy o impele a pensar que ele se acha um verdadeiro Armani ou um Gianni Versace - só que em vez de desfilar na moda-fashion desfila nos corredores do poder europeu. Há alí um histrionismo que ora se desvela que faz de Sarkosy um centro das atenções permanente, aliás, já o dinossauro Jacques Chirac era dum teatralismo ensurdecedor, comovente, por vezes caquético - de fazer chorar as pedras da calçada. É um fenómeno tipicamente francês..

Mas em Sarkosy nota-se que o poder o excita, exercendo sobre ele um efeito-viagra verdadeiramente enebriante, deixando-o firme e hirto mas, ao mesmo tempo, flexivel e gingão, como se a política fosse um barbecue 24h.

Mas confesso que me diverti à brava ao vê-lo acompanhar Sócrates, sentando-se de perna aberta, todo sorridente.. Só faltou mandar vir o Le Monde, um Martini, um palito e, at last, ajeitar a testiculada como um bom macho (não algarvio) mas gaulês..

Este Sarkosy vai longe, muito longe... E se tiver tocado a Vodka mete o piloto automático e não perde o tino. Já o imagino em Portugal a repetir o número, mas a toque de Vinho do Porto e de Licor Beirão...

Desta feita, estarei curioso para registar os resultados.

Sarkozy G8
(nada mais senão água, pois..)