domingo

Sarkozy ganha à primeira volta. É o homem do momento

França: Sarkozy promete trabalhar para «todos os franceses»
O presidente eleito de França, Nicolas Sarkozy, prometeu «falar e trabalhar para todos os franceses» e «devolver a todos os franceses o orgulho pela França», no seu discurso de vitória, após a divulgação dos primeiros resultados.
Nicolas Sarkozy chegou à sua sede de campanha cerca das 20:30 locais (19:30 em Lisboa) e subiu ao palanque por entre gritos de «Nicolas, Nicolas, Nicolas» lançados por centenas de apoiantes ali reunidos.
O candidato conservador começou o seu discurso por se dizer «profundamente emocionado» com a vitória nas presidenciais e por atestar o seu «orgulho em ser francês».
Filho de um imigrante húngaro, Sarkozy repetiu hoje uma das frases que marcaram a sua campanha: «Amo a França. Chegou agora a minha vez de retribuir à França tudo o que ela me deu».
Seguidamente, dirigiu-se à sua rival, a candidata socialista Segolène Royal, para afirmar o seu respeito e o respeito «pelos milhões de franceses que a apoiaram e que votaram nela».
«A todos os franceses que não votaram em mim quero dizer que, para mim, só há uma França e, por isso, vou falar por todos os franceses e trabalhar para todos os franceses», declarou.
No plano externo, Sarkozy disse «acreditar sincera e profundamente na construção europeia» e afirmou, dirigindo-se aos restantes 26 Estados membros da União Europeia: «A França está de volta à Europa».
Num discurso que não demorou mais de vinte minutos, o novo presidente francês lançou ainda um «apelo fraterno» a todos os países africanos para que contribuam para a definição conjunta de uma «política de desenvolvimento ambiciosa» e pediu aos Estados Unidos que «não coloquem obstáculos à luta contra o aquecimento global».
Diário Digital / Lusa