quinta-feira

A bernarda do dia: Mário Lino diz que a margem Sul é um "deserto"

As declarações de Mário Lino sobre a Margem Sul do Tejo e o facto de comparar essa zona a um sítio "sem gente", a um "deserto", levaram ontem o PSD a pedir ao primeiro-ministro que demita o ministro das Obras Públicas. "Só posso entender [esses argumentos] pelo ambiente descontraído do almoço. Com certeza que se terá excedido", reagiu o coordenador do partido para a área das obras públicas, Luís Rodrigues, que é também deputado eleito por Setúbal. "Esta é a segunda vez que o ministro fez um mau serviço ao Governo", sublinhou o deputado "laranja", ontem, em declarações ao PÚBLICO. Luís Rodrigues lembrou que "a primeira vez foi aquela piada humorística sobre a Ordem dos Engenheiros e sobre o próprio primeiro-ministro". (...) O ministro referiu, por duas vezes, que a Margem Sul do Tejo é um sítio "sem gente, sem turismo, sem comércio", um "deserto para onde seria necessário deslocar milhões de pessoas". (..)
Lino sublinhou também que "ninguém consulta um engenheiro para decidir onde ficará um aeroporto". "A engenharia portuguesa tem algum problema em resolver este problema de um aterrosinho, num mundo onde se constroem aeroportos no mar?". (...)
  • Obs: Mário Lino já tinha um problema terrível em justificar a Ota como um local adequado para construir o novo aeroporto. Agora, por revelar uma dramática ignorância em matéria de geografia humana - considerando que a margem Sul é um deserto - cumula outro problema: o de conhecimento do País real e das noções básicas de geografia e demografia.
    Tudo razões que me levam a supôr que quando no outro dia Lino disse ser engenheiro inscrito na Ordem - o que ele queria dizer é que também se licenciou na Independente... Sines, auto-europa, redes viárias, etc... não representam nada para ele.. Ou então o sr. ministro da Obras Públicas Mário Lino tem mau beber - e quando se referia à margem Sul tinha em mente a Ilha de Tróia e a implosão da Torralta - cuja comunidade - incluindo as aves e outros animais e fauna marítima - não deve ir além dumas centenas de bichos... O que não justificaria o novo aeroporto naquelas bandas, segundo a sua perspectiva.
    Arranje-se um óscar para Mário Lino e, já agora, convoque-se o Príncipe das Astúrias para lhe a atribuir...
    Só não sei a que título. Dizem que é do vinho.