sábado

O Público tem uma manifestação de carinho pelo Macroscópio

Depois de termos dito que o engº Belmiro estava desesperado com a OPA à PT e de referirmos que qualquer dia aquele empresário oferece uma viagem ao Brasil sempre que um cliente comprar um iogurte no Hiper-Continente, vemos assim que no carrossel da vida nada é adquirido. Se calhar tudo isto se agravou com a arrogância natural do Sr. Sonae ao dizer que esticava a mão à PT (como se esta fosse um pedinte do metro de Picoas..) e, pelos vistos, parece não ter aprendido nada ao sublinhar, ainda ontem a um jornalista, que desconhece Joe Berardo - quando horas antes Paulo Azevedo, seu filho, dava um abraço ao coleccionador.
Para quem pensasse que a hipocrisia e o cinismo eram marcas exclusivas da política temos agora a prova que o mundo dos negócios ainda consegue ser bem pior. Tenho para mim que se Belmiro desenvolvesse um approach mais consentâneo com os valores da boa convivência e não quisesse "opar" tudo e mais alguma coisa colocando-se sempre num pedestal invencível, a OPA à PT teria vingado, hoje Henrique Granadeiro estaria do seu lado, quiça até como administrador de continuidade, dar-se-ía a volta ao BES com uma parceria-macaca num negócio a criar - e a PT estaria hoje integrada na Sonae.
Mas assim não foi: pois Belmiro nem conhece Joe Berardo!! Amanhã, nutrido por aquela sua soberba nortenha, dirá a outro jornalista: mas quem é Ricardo Salgado?! Quem é o BES?
Por este andar, quando um dia Cavaco convidar um grupo de empresários nacionais para concertar uma estratégia político-empresarial e racionalizar os centros de decisão tendo em vista o reforço da internacionalização da economia portuguesa - Belmiro faltará à chamada porque dirá: não vou, porque desconheço Cavaco!! E se BIll Gates estiver na jogada, é bem provável que exclame: mas o que é isso da Microsoft, come-se!!!
E eu a pensar que Belmiro, com a experiência de vida que tem, o seu background, o facto de ser um self-made man e de ser filho de um sapateiro, facto que só o deverá honrar e estimular, conhecia bem o significado da palavra HUMILDADE.
Pelos vistos continua a desconhecer...
  • PS: O Macroscópio agradece ao Público, o jornal de Belmiro, a citação.