quarta-feira

A blogosfera agita-se, institucionaliza-se, corporiza-se, fortifica-se, "jornaliza-se", editorializa-se, afirma-se...

2007/03/27 21:30- Pedro Sales Dias
Projecto não quer substituir os média, mas dar um novo olhar sobre a realidade A «primeira rede editorial de blogs» em Portugal foi apresentada esta terça-feira à blogosfera. O TubarãoEsquilo conta com uma rede de 24 blogs que desde Outubro de 2006 têm vindo a aderir ao projecto. A rede pretende chegar aos 60 blogs até ao final do ano.
«Não é uma rede jornalística, mas sim uma rede editorial», referiu ao PortugalDiário, o responsável pelo projecto, Paulo Querido, também jornalista. «Queremos o papel de complementaridade e fornecer aos média um novo olhar sobre a realidade, mas não queremos substitui-los», assegurou.
Segundo Paulo Querido, a variedade de temas será tão ampla quanto a variedade profissional dos autores que se incluem: jornalistas, professores universitários, estudantes. O jornalista avisou que não existirão «temas fortes», mas a energia e ambiente estarão patentes. (...)
Duas notas: esta ideia de federalização da blogosfera tanto pode limitar como fazer expandir o mercado das ideias via blogosfera em Portugal. Mas para já é de saudar esta iniciativa constituída maioritáriamente por jornalistas. A 2ª nota prende-se com aquilo que entendo ser uma contradição dos termos neste último parágrafo que talvez fosse útil rever. É que o ambiente - e as energias renováveis - representam hoje nas sociedades ditas industrializadas um tema "forte", dado que é pela sua racionalização que podemos (ou não) implementar o modelo emergente de desenvolvimento económico, tradicionalmente ancorado nas obras públicas e no betão legado por uma década de cavaquismo. Portanto, quando alí se diz, "não existem temas fortes, mas a energia e o ambiente estarão patentes", é assim a modos que dizer que o Benfica é um grande club mas, na prática, conta pouco. Ao contrário do que alí se diz, o ambiente - lato sensu - é, por natura, um tema forte. Forte porque infra-estruturante da sociedade europeia e do próprio sistema global em vivemos. Fica a sugestão para se corrigir aquele "pequeno grande" erro. E já agora boa sorte para o projecto. Oxalá ele dê razão a Ésquilo ao "consolidar" algo que ainda falta em Portugal.
PS: Fica aqui a morada do blog Tubarão ésquilo para quem o quiser consultar.