quarta-feira

Uma excelente Ideia: ambientalmente saudável, económicamente racional

Serpa: Inauguração da Central Solar (link)
Central Solar de Serpa é inaugurada hoje, às 12.00 horas. A cerimónia traz à margem esquerda do Guadiana o Ministro da Economia.
A Central Solar de Serpa, na freguesia de Brinches, ocupa uma área de cerca de 60 hectares, está pronta a funcionar e é inaugurada hoje. A cerimónia, marcada para as 12.00 horas desta quarta-feira, traz à margem esquerda do Guadiana Manuel Pinho, ministro da Economia e da Inovação e António Castro, secretário de estado adjunto da Indústria e da Inovação. A Central é financiada pela GE Energy Financial Services, da General Electric, norte-americana, associada à PowerLight Corporation e à Catavento, SA, por isso, a inauguração vai contar igualmente com a presença de Alfred Hoffman, Jr., embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, Kevin Walsh, da GE Energy, Thomas Dinwoodie, da PowerLight e Sérgio Costa, da Catavento.
A primeira pedra, da Central Solar de Serpa, foi lançada em Junho do ano passado, está voltada a Sul e tem uma capacidade de vida prevista de 40 anos.
De acordo com dados avançados pelo jornal “Público” o custo da central de Serpa ascendeu aos 75 milhões de euros, com financiamento assegurado, pela GE Energy Financial Services. Prevê-se que esta estrutura venha a produzir 20 gigawats/hora por ano, electricidade suficiente para alimentar oito mil habitações e uma poupança de mais de 30 mil toneladas em emissões de gases de efeito de estufa, em comparação com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.
A Central Solar Fotovoltaica de Serpa será a primeira grande instalação do género a entrar em produção em Portugal e reforça o compromisso do nosso país em apostar na energia renovável limpa e fiável como a fonte solar. Ana Elias de Freitas