sábado

O cao na Câmara Municipal de Lisboa: Marques Mendes, Carmona e Fontão

Horas depois, o número dois de Lisboa suspendia o mandato
A expectativa ao longo da tarde de ontem era saber como reagiria Carmona Rodrigues ao ultimato do líder do PSD, estando em aberto todos os cenários, até mesmo o da sua demissão. Embora considere este caso «completamente diferente» daquele que envolve a vereadora Gabriela Seara (que suspendeu o mandato por causa do processo da Bragaparques), Mendes não perdoa a «falta de lealdade política» de Fontão por ter escondido, tanto à direcção do PSD como à distrital de Lisboa, o facto de ter sido constituído arguido há mais de três meses no caso dos prémios atribuídos indevidamente aos administradores da EPUL. (in Sol)
Obs: Muito provavelmente, e a avaliar pelo silêncio comprometedor de Luís Marques Mendes, o líder do PSD deve estar à espera que ocorra um terramoto na Capital ou mesmo um Tsunami vindo do rio Tejo - onde Marcelo rebelo de Sousa costuma dar mergulhos em perído eleitoral, para tomar decisões com efeitos imediatos no tempo e no espaço. Dado o laxismo e inércia da S. Caetano à Lapa qualquer dia o tsunami cai é na própria liderança do psd, e SLopes já começou a afiar as facas. Parece que aqui segue as pisadas do seu irmão-ideológico, Paulinho das feiras, ambos querem o mesmo: derrubar as lideranças que estão e serem eles próprios os novos generais. Coitados, ainda julgam que a história se repete ou desconhecem que só muito dificilmente se pode voltar a ser feliz onde em tempo isso já sucedeu.
Mas, lá bem no fundo, compreendemos a decisão ao retardador de Mendes, a Capital trata-se do último reduto que ele tem para fazer política e colocar alguns boys & girls que no psd sazonalmente se encontram desempregados. Aliás, devemos dizer que quando a autarquia cair, o que deverá estar para breve, o ministro do Trabalho Vieira da Silva - que se cuide, porque o desemprego irá bater nos dois dígitos em Portugal, a avaliar pelo números de cunhas que Carmona meteu na Câmara a pedido do Preto (que é a sua especialidade, cunhas..) e de MMendes.
Por último, fica-se sem saber se a decisão de retirar a confiança política ao sr. Fontão, que é uma verdadeira nulidade política e banalidade intelectual, teve origem na cebecinha de Mendes ou se foi orientação de Paula Teixeira da Cruz. Inclino-me mais para este opção...