terça-feira

Uma vergonha no tratamento da Política Internacional: a filosofia do Idiota

Portugal pode ser um dos países visados pela avaliação do Parlamento Europeu
Bruxelas mostra voos da CIA amanhãA versão final da comissão temporária que investiga os alegados voos secretos da CIA na Europa vai ser apresentada amanhã, em Bruxelas
.
Portugal pode ser um dos vários Estados da União visados pelo Parlamento Europeu. A comissão temporária do Parlamento Europeu que durante um ano investigou alegados voos ilegais da CIA na Europa aprova amanhã, em Bruxelas, o seu relatório final, prevendo-se que Portugal seja um dos vários Estados da UE visados. Está em causa a alegada utilização pela CIA – serviços secretos norte-americanos – de países europeus para detenção e transporte ilegais de prisioneiros suspeitos de terrorismo. O relatório final da comissão temporária será submetido ao plenário da assembleia de Estrasburgo na sessão de 12 a 15 de Fevereiro. Relativamente ao caso português, ao qual eram dedicados dois pontos no projecto de relatório apresentado em Novembro passado, o texto final deverá sofrer alterações, uma vez que a visita de uma delegação da comissão temporária a Lisboa se realizou já depois da elaboração do “esboço” do relatório final.Entre as perto de cinco centenas de propostas de emendas ao relatório final, perto de duas dezenas referem-se a Portugal, e, destas, mais de metade são da autoria da eurodeputada socialista Ana Gomes. A deputada europeia eleita pelo PS tornou-se uma das protagonistas das averiguações do PE, particularmente nos últimos meses, quando subiram de tom as trocas de palavras entre ela e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado."

*****************************************

Aqui aparece, novamente, e da esquerda para a direita, o famoso broche de Ana Gomes, Ana Gomes (himself), Vasco da Gama (que, coitado, aparece muito mal acompanhado) e o ainda por licenciar Sr. Carlos Coelhinho. Enfim, um retrato deprimente da Europa que, convenhamos, tem uma presidência ainda pior.

Obs. acerca de dois Idiotas na política europeia.

Já aqui dissémos que achamos vergonhoso o posicionamento de Ana Gomes relativamente ao MNE e ao governo no seu conjunto, bem como o posicionamento de Carlos Coelho relativamente a Portugal, sabendo de antemão que ele mais não faz do que o que Durão lhe manda tentando, assim, branquear a sua miserável acção em toda a questão que envolveu a guerra ao Iraque, muito em particular a Cimeira dos Azores. Tanto a uma - Ana gomes - como a outro - Coelho - gostaríamos aqui de lhes perguntar como é que se sentem tratando assim o Estado português (pondo-o em risco) - envolvendo-o na questão do transporte de terroristas do MO para Guantanamo, sabendo que em todas as guerras a vida humana nunca foi um valor respeitado pela natureza das coisas, muito menos agora no seio de terroristas que mataram pessoas inocentes.

Provavelmente, quer Ana Gomes quer Coelho gostariam que as autoridades norte-americanas escaladas em terrirtório nacional tratassem os terroristas com chá, bolachinhas e aftereigth...E à noite com uma ida ao D. Maria seguido duma visitinha à Gulbenkian para ver a exposição do Amadeu Sousa Cardoso, só para engrossar as filas que só provam como os tugas são pirosos e aderem à cultura como quem compra roupa na Zara...

Isto só tem uma explicação que aqui repetimos: Ana Gomes tinha a ambição de vir a ser ministra, explicito: titular da pasta das Necessidades porque interiorizou a ideia pela qual após o seu empenhamento (válido) pela independência de Timor-Leste achou que merecia aquele prémio num qualquer governo socialista. Sucede que Sócrates foi eleito, Ferro Rodrigues foi despachado para a OCDE acusado de pedófilo, e Ana Gomes radicalizou o discurso e o afastamento entre ambos ainda é superior ao de Lisboa - Dakar, além de que uma mulher dificilmente se sentaria nas Necessidades, não há tradição; quanto a Carlos Coelho - além do seu currículo de parlamentar lambe-botas que nem uma licenciatura conseguiu concluir, nada mais há a dizer senão que foi injectado nas listas ao Parlamento Europeu com uma cunha de Durão e que hoje é o seu moço de recados para a região da Europa. É mais uma vergonha do psd, só que europeizado - o que globaliza ainda mais a mediocridade política das pessoas que hoje têm alguma responsabilidade nas instituições europeias.

Eis as verdadeiras motivações que dinamizam a conduta canalha e antipatriótica destes dois figurantes da Europa que hoje brincam ao lego do terrorismo. É que há matérias de Estado que deveriam ser mesmo segredo de Estado, porque ainda mesmo que se venha a desconbrir alguma cumplicidade do governo português (seja pela mão de Freitas ou de Luís Amado) - os arcana imperii mandam que se deixe essas matérias reservadas às chancelarias, porque com o terrosismo não se brinca nem se instrumentalizam relações de poder contra A, B ou C.

Por último deixamos aqui uma nota a estes dois idiotas: Ana e Coelho que são a prova provada em como as suas motivações nada mais são do que, num caso, mera perseguição política visando o desgaste e destruição política de Luís Amado (por parte de Ana); noutro ser um mero peão de braga com Durão a comandar as operações ao Roberto em que o sr. Coelhinho há muito se transformou.

Basta imaginarmos que amanhã se descobre que, de facto, a CIA ou qualquer outra organização norte-americana, não deu toda a informação ao governo português que concedeu as devidas autorizações de escala para abastecimento, logística ou até para dar uns supapos nos terroristas que transportavam. Descobrindo-se esse facto, os radicais sunitas ou mesmo os xiitas no Iraque (ou até no Irão) começam a ver Portugal como um país não só amigo da América de G.W.Bush que conduziu o MO para o caos - mas também um peão pró-activo nesse combate à sua causa.

Desse modo, Portugal ficaria assim visado pelo "cadernno de encargos" daqueles fundamentalistas que amanhã passariam a inscrever na sua ementa de atentados a executar, por exemplo, o Centro Comercial Colombo, o Estádio da Luz em dia de jogo ou mesmo a zona de Belém - Mosteiros do Jerónimos e CCB - em Domingo à tarde, solarengo de preferência que é quando os turistas afluem à zona Ribeirinha de máquina fotográfica ao peito depois de provarem os pastelinhos de nata já centenários.

Em face deste cenário, altamente provável, o que a aquela dupla da desgraça - Ana Coelho e Carlos Gomes - pretendem, além de servirem objectivos domésticos bem precisos, será ajudar os terroristas a meter umas bombas em Portugal e fazer mais umas baixas pela Capital.

Que Deus perdoe a estes dois idiotas ("úteis", como diria Lenine...) por não saberem o que fazem...