quarta-feira

Novas do mundo e arredores: Cavaco dirige-se aos internautas enquanto pensa na Índia...

Nota prévia à visita oficial de Cavaco à Índia:

Veja aqui o video de Cavaco antes de partir para a Índia.
Saliento o facto de Cavaco se ter dirigido aos internautas através duma mensagem onde disse que a Índia é a maior democracia do mundo, tem mais de 1 bilião de habitantes e cresce muito ao ano. Tudo "novidades", portanto. Et voilá, considerou o "mercado" da blogosfera na sua agenda politico-mediática. Presumimos que algum daqueles assessores que pululam pelo Palácio Rosa já encontrou a "@" debaixo da cama - asseverou ao Presidente:
- Olhe - veja lá, não se esqueça da blogosfera, porque nela já se forma a opinião em Portugal, vale milhares e milhares de votos e é um motor dinamizador de agendas com peso socioeleitoral..
- E Cavaco, que não dorme sobre os votos conquistados, lá acedeu em debitar aquela mensagem "transbordante de novidades" e falou na blogosfera a pensar caminho aéreo para a Índia, dado que o marítimo já está descoberto. Provavelmente, já confundia os números: o bilião de habitantes da Índia, e os muitos milhares de simpatizantes que angariou com aquela mensagem antes da descolagem para Nova Delhi. Ainda assim, consideramo-la positiva, ainda que pouco espontânea, senão mesmo politicamente calculista. Contudo, o precedente está aberto. Veremos, doravante, e para eferir da sua sinceridade, como racionalizará a blogosfera no seu discurso político (pendular, como diria António Vitorino) a respeito do Aborto, da crise económica, do Ambiente, do TGV, da OTA e tudo o mais com importância colectiva para o País.
Mas confessamos que o que nos desagradou sobremaneira foi o facto de estar a receber o PR de Portugal no aeroporto uma figura menor na hierarquia do Estado anfitrião, o secretário de Estado, uma espécie de Santana Lopes da Cultura local que revela, ab initio, uma tremenda desvalorização da visita e uma falta de dignidade de Estado neste quadro bilateral luso-indiano. Coisa que até contrasta com o doutoramento honoris causa que irá receber na Universidade da Roma do Oriente. Será que o chamado complexo colonial - que dura em média 3 décadas - ainda não lhes passou, ou será que esta desvalorização da visita se prende mesmo com o facto de a economia portuguesa valer menos do que o resultado de produção anual de um dos seus Estados...
Ou ainda, como hipótese mais remota, Cavaco foi confundido no avião onde viajava com o inglês Mr. Bean, e isso exaltou os ânimos anticolonialistas hindus... Já nos bastava o Guilherme d 'Oliveira Martins ser confundido no TC com aquele novel 007, agora mais esta em Nova Delhi relativamente a Cavaco é demais...
Brincadeiras aparte, ficam as dúvidas que desejaria ver dissipadas no decurso da visita. Deixamos também o mapa da mesma, esperando que não haja nenhum acidente com o Lisboa-Dakar, porque em contexto de globalização competitiva as rotas inter-continentais por vezes misturam-se...
******************************************
Em resposta a um convite do Presidente da República da Índia, Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam, o Presidente da República Portuguesa e a Dra. Maria Cavaco Silva efectuarão uma Visita de Estado àquele País, entre 10 e 17 de Janeiro próximo, deslocando-se a Nova Delhi, Goa, Bombaim e Bangalore.
Durante a sua permanência na Índia, o Presidente Cavaco Silva manterá contactos com as principais autoridades do Governo federal, assim como com os Governos dos Estados que visitará.
Em Bangalore, o Presidente da República será o convidado de honra do Partnership Summit 2007, um dos principais eventos económicos da Índia, ocasião em que terá a oportunidade de se dirigir a cerca de 2000 empresários indianos e internacionais.
O Presidente da República será acompanhado por uma delegação de empresários, bem como por representantes de instituições dedicadas à promoção das relações entre Portugal e a Índia, ou que desenvolvem acções naquele País.
********************************************************
Carlo Ponti partiu... Os nossos pesâmes à Sofia.
Ponti produziu clássicos como «A Estrada da Vida», de 1954, e «Doutor Jivago», de 1965. Segundo a Ansa, Ponti morreu num hospital de Genebra.
  • Obs: Agora é que a Sofia L. vai passar a andar triste e cheia de dores de cabeça...