sábado

A novela da ERSE/Jorge Vasconcelos continua...

"O que sabe Vasconcelos? " (Expresso. ass.) O que esconde Vasconcelos? O que poderia dizer no Parlamento que tanto incomoda Manuel Pinho e o Governo?
Mas a leitura política sobre o caso ERSE por parte do líder do Bloco de Esquerda é perfeita. O ministro da Economia, ao travar um aumento das tarifas eléctricas de 15,7% emergiu como herói público. Para a opinião generalizada das pessoas não interessa o que está por trás deste aumento. É irrelevante se pagamos uma energia mais barata do que custa a produzir, não interessa que alguém (adivinhem quem?) tenha de pagar o défice no futuro. O que interessa é que Manuel Pinho esqueceu-se que não é ele que regula o sector eléctrico e decretou que a conta de electricidade aumentasse apenas 6%.
E quando o assunto é a carteira de todos qualquer argumento economicista perde, por mais óbvio e lógico que seja. (Este é um dos muitos casos em que não concordo com Francisco Louçã o político que defende que as tarifas não deviam aumentar. E desconfio que neste caso também o Louçã economista discorda do Louçã político).
O que não faz sentido é que Manuel Pinho tenha travado a deslocação de Jorge Vasconcelos, presidente demissionário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ao Parlamento.
É que Vasconcelos iria continuar a defender o aumento das tarifas eléctricas muito acima do que o Governo acabou por decidir. Manuel Pinho voltaria a ser reconhecido como o homem que impediu que a luz fosse mais cara (não é muito para um ministro mas nos dias que correm já não é nada mau).
Por isso não se percebe esta atitude do sr. ministro. E ficam mais dúvidas do que certezas. O que esconde Vasconcelos? O que poderia dizer no Parlamento que tanto incomoda Manuel Pinho e o Governo? (...)
João Vieira Pereira