quinta-feira

Um exemplo de networking

Image Hosted by ImageShack.us

Fomentar o 'networking' para evoluir nos negócios (in DN) "Na procura de um novo emprego ou uma mudança de carreira, o networking é uma ferramenta vital para a recolha de informação, falar com as pessoas certas e atingir objectivos. É que, segundo uma pesquisa da BH Careers International, uma consultora norte-americana, 60% dos novos empregos são conseguidos através do networking.
Assim sendo, um dos objectivos da reunião global de alumni da IESE Business School é fomentar o encontro entre antigos alunos, além de promover a formação contínua com conferências sobre tópicos de gestão actuais. O encontro deste ano decorreu, no fim-de-semana passado, em Munique, na Alemanha, onde participaram cerca de 700 pessoas, incluindo ex-alunos portugueses."Ninguém consegue desenvolver negócios sem uma rede de contactos", afirma Nuno Esculcas, recém-graduado do Global Executive MBA da IESE e sales director em Portugal da MicroStrategy Ibérica. "Metade do grupo está cá, viemos para fomentar negócios e manter os contactos actualizados", explica o responsável.
Esta opinião é também partilhada por Luís Graça, secretário do agrupamento territorial de Portugal, associação que reúne os ex-alunos portugueses da escola de negócios espanhola. "Um dos grandes activos da IESE é permitir o network", salienta o ex-aluno do Global Executive MBA. "Uso muito a rede de contactos da IESE na minha actividade. Ajuda-me nas tarefas rotineiras do dia-a-dia, facilita a aproximação a outros países", acrescenta o responsável. Trabalhando actualmente como business developer nas energias renováveis em várias empresas, Luís Graça acredita que o networking é uma tendência dos alumni da escola de negócios.
"Se eu sou ex-IESE, tenho vontade de contratar colaboradores vindos da mesma escola", defende. Alois Linder, presidente da associação alemã de alumni da IESE, admite que a rede de contactos é uma das motivações para os ex-alunos marcarem presença neste tipo de eventos. "Eu estou no fim da minha carreira, mas imagino que para uma pessoa que está a sair da IESE os aspectos do networking são muito importantes, é uma das motivações para os alumni recém-graduados virem ao evento. Tive algumas contactos de alguns ex-alunos pelo facto de saberem que eu sou um manager de uma grande empresa e posso ser uma hipótese de emprego", afirma o responsável, vice-presidente executivo para a área do consumo e adesivos da Henkel.
No entanto, Alois Linder admite que o networking foi importante para o seu desenvolvimento profissional. "No passado, ajudou a minha carreira. É importante ter uma grande rede de contactos, estar ligado com a sociedade", salienta. Para este responsável, a motivação está agora em encontrar ex-colegas e assistir às conferências. "Encontra-se pessoas que se conheceram há anos, com quem estudamos, que são interessantes e vêm de diferentes partes do mundo. Por outro lado, o programa apresentado, com diferentes oradores, é muito interessante e faz com que valha a pena vir ao encontro", diz.