segunda-feira

As narrativas criatogénicas do Jumento

Image Hosted by ImageShack.us

Imagens picadas no Jumento (Copy rights) - após devida autorização

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Inominado, mas teme-se que seja uma versão degenerada de Al berto João e um líder do seu partido

Tentámos tirar o efeito cinético, mas há quem diga que é visto diáriamente pelos corredores do Tribunal de Contas..

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

  • Uma antevisão do que poderá ser o Jumento por ele próprio, mas seria muito interessante que ele fizesse as devidas correcções em função dos dados da realidade - que nos escapam.

Análise das narrativas:

Já aqui temos no falado no contexto criatogénico que certos blogs oferecem ao ciber-espaço enriquecendo-o com imagens e narrativas - que sem serem ofensivas ou lesivas para com o direito à imagem das pessoas visadas e ao seu bom nome, e à honra (segundo aqueles que a têm, naturalmente!!!) - acabam por representar um processo especial e estimulante de analisar os factos sociais com peso político. Nesse sentido, aquilo que o Jumento faz de forma única em Portugal (em nosso entender), é verdadeiramente revolucionário - na medida em que impõe uma nova técnica de descodificação do lugar que o político ocupa no teatro das operações, descodificando muitas das suas decisões (até por omissão) ajudando, nesse caso, a esclarecer a moldura mental dos nossos actores políticos.

Em rigor, as imagens só valem pelas ideias de que são portadoras, i.é, entre imagem e ideias gera-se uma cumplicidade táctica e estratégica que conduz à racionalidade analítica, i.é, à completude louca reflexo da vida da nação. E mais: elas dão-nos um estado de espírito, mais do que um simples retrato.

Por isso, evocamos aqui este legado hiper-criativo - verdadeiramente singular na blogosfera portuguesa, até porque concilia, como nenhum outro espaço de reflexão, uma troika de variáveis indispensáveis neste processo criatogénico: elevada concentração, orientação estratégica e hiper-sociabilidade - de modo que quando se vêem essas imagens captura-se automáticamente o contexto a que elas se reportam.

Sendo que o efeito interpretativo (e semântico) é a diminuição das chamadas zonas cinzentas que, por regra, os actores políticos, os agentes empresariais, os players financeiros, os especuladores, alguns jornalistas mais enfeudados aos States e à política neocons de G.W. Bush & Compª - tentam ocultar nos suas jogadas e lances mais mediáticos.

Dito isto, convinha aqui fechar este ciclo de análise, e colocar o próprio Jumento no centro da teia das próprias narrativas imagéticas que foi criando neste tempo que passa.. De modo a que pudessemos imaginar como seria a aplicação do mesmo método ao próprio Jumento - cuja verdadeira identidade se desconhece.

Mas seria interessante que se viesse a descobrir, afinal, que era algum assessor de Belém ou até de S. Bento que por entre shots e umas partidinhas de squash e de mini-golf (leia-se, golf de gabinete) - vai criando estas narrativas bem lusitanas. Embora todas elas com um traço comum: a sua inspiração nos trópicos, a avaliar pelo apego que tem à teoria evolucionista de Carlinhos Darwin que defende que o nosso pathos vem dalí...

Denunciando que a sua crença na criação do mundo e na origem da espécie Humana é mais tributária do macaco do que duma complexa criação divina...

Image Hosted by ImageShack.us