segunda-feira

O estertor de Alberto tem nome: é Sócrates

Sócrates está a fazer aquilo de nenhum PM do post-25 de Abril teve ainda a coragem política para fazer: democratizar os procedimentos político-administrativos da vida na Ilha da Madeira e, ao mesmo tempo, democratizar, civilizar e domesticar o cacique local que ameaça tudo e todos, de forma boçal, transformando a política num Carnaval permanente. Só por este gesto o engº José Sócrates já subiu mais uns pontos na consideração do Macroscópio. Afinal, a sua missão é governar, não se lhe pede que desenvolva um processo civilizatório.
Até aqui Sócrates tem sorte, pois não está sózinho. Com ele tem um aliado de peso: o "Sr. Silva", nome pelo qual o sr. Alberto designou Cavaco quando aquele se deslocou à Madeira em fase de campanha eleitoral para Belém. Creio mesmo que se hoje Alberto JJ se demitisse do cargo que ocupa há 30 anos nem já na Escola de Teatro Chapitô teria vaga. Sob pretexto de que alí, de facto, fazem-se palhaçadas, mas são a sério...
[...]

Image Hosted by ImageShack.us

- in DN -
Afinal, segundo explicou Sócrates, Alberto João Jardim não está a dizer toda a verdade: "O Governo Regional solicitou, este ano, por duas vezes ao Ministério das Finanças, que o autorizasse a contrair um endividamento de cerca de 150 milhões de euros", "tendo-lhe sido dito, por duas vezes, que não se autorizava [o empréstimo]" pela simples razão que em 2005 "tínhamos limites de endividamento, já que isso poderia afectar o défice de Estado", afirmou. Só que, este ano, veio a surpresa, quando o Ministério das Finanças "foi confrontado com a situação reportada pelo Banco de Portugal e que nos dava conta de que, afinal, esse empréstimo tinha sido na prática realizado". Portanto, Teixeira dos Santos "fez aquilo que devia", ou seja, "escreveu ao Governo Regional da Madeira pedindo explicações sobre este facto" e reservando uma posição a tomar depois dos esclarecimentos. Posto isto, "o que o ministro das Finanças fez [suspendeu este mês o montante de 50 milhões de euros relativos à última tranche de transferências] foi "apenas cumprir uma lei da República e o artigo 70.º do OE", redacção herdada de governos anteriores.
[...]
Image Hosted by ImageShack.us
Confissões...