segunda-feira

Alexis de Toqueville - carta a Kergolay, Jan., 1835

Não oculto a mim mesmo o que há de incómodo na minha posição: ela não deve suscitar-me a simpatia de ninguém. Uns, concluirão que, no fundo, eu não amo de forma alguma a democracia e que a julgo com severidade; outros, pensarão que eu favoreço imprudentemente a sua expansão (...) Não estive na América senão para me esclarecer sobre essa matéria. O sistema penitenciário era um pretexto: tomei-o como um passaporte que me devia proporcionar o acesso a toda a parte nos Estados-Unidos.
  • Obs: lembrámo-nos da luta que se avizinha em Portugal com incidência na lei das finanças locais e o facto de certas regiões, mormente a Madeira, reagir abruptamente às limitações orçamentais. Lembrei-me, por instantes, que Sócrates poderia ser Tocqueville e o sr. Alberto encarnar o próprio sistema prisional em agonia profunda, já no estertor da ...