quarta-feira

Carrilho e a Filosofia

Este é o site de Maria Carrilho - onde se diz: Nunca penso muito no que é bom para a oposição, tenho mais a preocupação de pensar a partir do país, no que é bom para o país.

Confesso, apesar de tudo, que ainda tenho por Carrilho algum respeito intelectual, não tanto pela sua obra filosófica, que considero árida e pouco original, mas porque relativamente à média de preparação intelectual dos demais deputados, ele destaca-se, o que também não é difícil. Dito isto, considero oportuno dirigir-lhe daqui um pequeno desafio: o que já fez pela Filosofia, na certeza de que esta está em vias de se tornar acessória/marginal no âmbito do ingresso ao ensino superior? Confesso que vê-lo sentado naquele parlamento de braços cruzados a fingir que pensa - sem nada dizer numa área em que se poderia tornar num deputado últil, me aflige. Se, entretanto, já fez alguma diligência para promover a Filosofia dessa morte súbita - que escapa ao nosso conhecimento, relativizem-se estas palavras. Recordo que em plena campanha eleitoral Carrilho viajava com os homens do lixo da CML, o que levou alguns deles até a mostrarem desagrado e a apelidarem-no de "Jack Lang de pacotilha", mas isto pouco importa, foi apenas um desabafo dos homens do lixo. A acção, ou melhor, a omissão - diria mesmo negligência de Carrilho - pela sua ciência favorita - a Filosofia - não deixa, pois, de ser surpreendente tomando em atenção o seu perfil pessoal e académico. Carrilho enquanto candidato a edil de Lisboa desejava mais video-vigilância na Capital, prometendo câmaras de filmar à saída de sua casa, nas bibliotecas, no Palácio Galveias, na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional, na casa de Mário Soares, no Chiado, na Bertrrrrrraaaaaaand, na Brasileira, junto à estátua do Pessoa "enfeitada" pelos pombos, duplicando até as áreas de corredores do Bus - que passariam a ser só de usufruto exclusivo de intelectuais com um Q.I., acima da média. Mas para a Filosofia não se lhe conhece ponta de medida... Estarei eu desfocado? Andará o Macroscópio a tomar o frasco dos lexotans ou alienado com as luxúrias extenuantes da Cindy Crawford à portuguesa???? Até dá vontade de dizer: se Carrilho tem assim tanta dificuldade nessa área epistemológica ele que consulte uma grande especialista no sector, Bárbara Guimarães, que parece estar alí à mão, de semear...

PS: após aquele entroito - que é bonito e fica sempre bem - e após uma consulta à net para tentar identificar o site de Maria Carrilho, descobrimos algumas coisas: ele está preocupado com os media e a democracia (e também com as baboseiras proferidas pelo dr. Mário Soares.., que já são crónicas e remontam à década de 70); com a corrupção que graça na EPUL (por causa, em boa parte, digo eu - dos administradores lá deixados pelo PSD, Sequeira Bragas & compª) e com o abandono da escolas... De Filosofia, nickles, ne um sopro ou um sussurro... Fiquei ainda a saber que o tempo de abertura do seu site está na proporção directa com a aficácia do marketing político que utilisou na sua campanha: lento, muito lento e... Com o link dirigido para ele já não terá desculpa para dizer que não sabia. Até porque Carrilho, pode ser acusado de muita coisa, menos de cobarde. Veremos se fará algo pela sua querida Filosofia - sem a qual este país ainda mais pobre fica.