segunda-feira

O que é o Bookcrossing?: os 3 "R"

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • - Há dias, entre sardinhas, pessoas, vinho e muito calor, tinha lido algures que havia para aí uma nova organização que quer promover a leitura à escala global servindo-se, para o efeito, dum novo método de gestão que duvide funcione, já que a sua eficácia dependerá da boa fé das pessoas. E os portugueses, basta viajar por esse Portugal profundo e escalar nos WC públicos, ainda escrevem os números de Tm de pessoas conhecidas (e de quem "gostam muito", certamente!!) - com ditos proporcionando serviços sexuais...e outros que tais num exercício de grande solidariedade e altruísmo..
  • - Esta mentalidade não é, por certo, facilitadora para que o cidadão médio encontre um desse livros e não o transforme em farrapos: ou fica com ele, ou joga-o fora, ou, em última análise, dá-lhe a finalidade desejada. Falo um pouco de cor..., mas temo que, na melhor das hipóteses, um desses livros, por exemplo sobre Teoria democracia e pluralismo - possa ir parar às mãos de ditadores como Eduardo dos Santos, Fidel Castro ou outros energúmenos que têm as mãos manchadas de sangue e, infelizmente, ainda estão no poder oprimindo os respectivos povos.
  • - Achei interessante a Mixikó ter feito aquele comentário interessante no Marketeer 500 - demonstrando que já estava por dentro desta novel organização. Funcionará???
O que é o Bookcrossing? O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros. O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os três "Erres" do Bookcrossing Read Lê um bom livro Register Regista-o. Cria um diário para esse livro, dá-lhe um número de identificação(BCID) e cola-lhe uma etiqueta Release Liberta-o para que outra pessoa o possa ler (entrega-o a um amigo, deixa-o num banco do jardim, esquece-te dele num café) e recebe uma notificação por email cada vez que alguém encontra o livro e escreve uma mensagem no seu diário. Parece fácil, certo? Pois é! É também um exercício fascinante sobre o destino, karma. E além disso é totalmente grátis e privado. Por isso tira um ou dois livros da tuas prateleiras (não estão lá a fazer nada pois não? Apenas a ganhar poeira), regista-os aqui e depois oferece-os ou deixa-os onde podem ser encontrados por alguém.