terça-feira

A evocação e a lição sociológica de Kurt Cobain

Os meus familiares tinham um terror danado da pobreza e, mesmo que no fundo fossem uns pobretanas, faziam tudo para parecer bastardos. A minha mãe repetia-me continuamente que eu tinha absolutamente de evitar as "más companhias", ou seja os rapazes das famílias pobres, aqueles mais pobres que nós. Assim, aquela coisa dos "pobretanas" tornou-se para mim uma verdadeira obsessão que muitas vezes me levava a insultar os rapazes mal arranjados de Aberdeen: chamava-lhes "nojentos", "fedorentos" e, quando nos encontrávamos na rua, muitas vezes acabávamos envolvidos em tremendas bulhas... Mas, alguns anos depois, comecei a aperceber-me que os rapazes das famílias abastadas - ou seja aqueles que para os meus pais eram as "boas companhias" - eram os verdadeiros "fedorentos" ao passo que os pobretanas eram, ao fim e ao cabo, melhores, mais verdadeiros e sinceros.
  • Post dedicado à memória de Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana. Ele tinha razão, hoje parece que a relação social não se alterou...