Bill Gates vai dedicar-se a tempo inteiro à filantropia
Segundo os analistas, Bill Gates estava há algum tempo a preparar esta saída, agora anunciada para Julho de 2008
Criada em 2000, a Fundação Bill e Melinda Gates é hoje a maior instituição filantrópica do mundo, com um orçamento de 30 mil milhões de dólares para programas nas áreas da saúde e educação destinados ao terceiro mundo. Mas quando, daqui a dois anos, o patrão da Microsoft passar a dedicar-se a tempo inteiro à sua fundação - decisão que anunciou esta quinta-feira -, o saldo só poderá ser ainda mais astronómico.
Para os que pudessem eventualmente surpreender-se com a sua atitude, o homem mais rico do mundo tinha resposta preparada: "Tenho o melhor emprego do mundo e esta não é uma saída para a reforma, mas uma reorganização de prioridades pessoais, para daqui a dois anos."
Wall Street é que não se comoveu com as boas intenções de Bill Gates e a reacção foi imediata, com as acções da Microsoft a caírem 0,4%. Uma quebra ligeiríssima, é certo. Mas uma quebra mesmo assim.
(...)
Nota: agora é que o governo português desencadeia um processo múltiplo de convites a Bill Gates para que este esteja em vários sítios ao mesmo tempo. Na Gulbenkian a dar conferências e a distribuir notas de 100 euros aos mais mal vestidos; distribuir acções da Microsoft aos lisboetas à entrada do novo Campo Pequeno; fazer seminários - sob o lema - como ser rico nos nossos dias - no CCB; e, quem sabe, alí em Caxias prometendo à barra do rio Tejo que vai plantar palmeiras até ao Guincho embelezado a coisa com uma fila indiana de golfinhos entre esses dois pontos. Agora é que o ministro da Economia passa a ficar bem visto neste governo e Sócrates ficou sem mais um problema para resolver. Afinal, a reforma de Gates deverá servir para algo em Portugal. Já agora, já compraram a última versão-windows da Micro...
<< Home