sexta-feira

Mundo estranho em que vivemos

Ontem ia tendo um terrível acidente de viação, e em nome da pátria, claro!!! A estória foi a seguinte: ouvia o forum matinal da TSF que versava o tema da corrupção (coisa rara no burgo). O fórum, consabidamente, é feito para o povo (e arredores) espelir as suas mágoas, amarguras, recalcamentos e frustrações, enfim, desabafar com o país profundo em tempo real. É uma espécie de consulta colectiva no divâ do psicanalista, uma terapia em grupo em que todos estão na cama com todos. O programa até se poderia chamar : - Na cama com... Ia sempre dar ao mesmo. E ouço um senhor, creio que com uma vox autorizada, creio também que advogado e jornalista (no Espesso nas horas vagas) dizer, até com alguma piada (macabra), que este Código Penal (CP) estava mal, muito mal. Pois se, porventura, o actual PR, Cavaco Silva, estrangulasse a mulher, só seria julgado no final do seu mandato. Foi isto que ouvi, foi isto que se disse, em pleno directo na TSF. Belo exemplo. Por um tris (será com "z") não me estampei, só matei um gato preto.
Mas depois meti-me com a matemática e perguntei-me: e se ele a estrangular mesmo!? É que Sócrates pode fazer-lhe a vida negra; Marques Mendes pode não parar de lhe pedir apoio pró-activo para destronar Sócrates; o BE de Anacleto pode invectivar Cavaco por este não ter uma agenda pró-aborto e pó-gay e, já agora, também pró-fufa - as lésbicas (ou lesbianas, como um amigo m/ gosta de dizer) que me desculpem; Belmiro, que nada tem a ver com estes movimentos da modernidade, pode meter-se com Belém se os diplomas mais económicos forem vetados; o dançarino e ex-metalúrgico Jerónimo - do PCP - pode acusar Belém de ainda conspirar contra Stalin, Lenin, Nikita Kructchev e o alcoólico do Boris Yeltsin que fez fortuna à pala das privatizações em que deixou o Estado na banca-rota - só não falo em Gorby - porque este, ao que parece, era o único "ditador"... Já para não falar na oposição mortal do advogado dos pobres - Garcia Pereira - (que leva 200 euros à consulta) e pode, a partir do seu barco atracado na doca de Belém, conduzir uma feroz intifada contra o locatário do palácio Rosa. De quem disse, há uns anos - que Cavaco era, e passo a citar: "o escarro da democracia.."
Quer dizer, tudo pode correr mal a Belém e a Cavaco. E aquilo que não passava duma brincadeira de mau gosto no fórum da TSF pode, doravante, vir a confirmar-se. À falta de melhor escape Cavaco, à sombra das normas permissivas e laxistas deste CP, como asseverou o grande e corajoso António Marinho, pode mesmo cometer aquela infracção à traqueia. Esperemos que nunca seja em directo com reportagens da TVi e do jornal 25h.. Foi aí que percebi que vivo num mundo estranho, povoado de estranha gente. Só espero que o CP não seja reformado (a fim de melhor combater a corrupção) a toque de nenhum assassino em Belém. É que para desgraças bastou a Portugal ter lá tido um senhor durante 10 anos, que nada fez e mais parece que enforcou (ou submergiu, dado que estava sempre a chorar, ou lacrimejar...) 10 milhões portugueses. We shall see...
PS: Já me esquecia, mas soto moras pode também dificultar a vidinha a Cavaco levando-o à loucura, basta fazer o que tem feito durante os últimos dois anos: empastelar, fugas de informação, contradições, paradoxos do mentiroso e o mais que os resquícios de sampaio deixaram em Belém. Aliás, foi mesmo a única coisa que sampaio lá deixou... Isso e um quadro dantesco pintado por uma senhora que diz ser pintora. Às tantas até foi o Lopes que o pintou.
PS1: Este blog é dedicado à TSF por me proporcionar estas emoções fortes e também por aí perceber que a ficção anda, neste país, muita atrasada em relação à realidade. Basta atentarmos naquela formulação de A. Marinho enquadrada pelo Código Penal - e a corrupção - que originou toda esta gloza. Mas repito, esperemos que não haja sangue em Belém...