Falar verdade II - Inside story
Consta que no 1º dia de presidência Cavaco Silva chega ao Palácio de Belém pelas 9:05 e começa por ouvir um conjunto de funcionários. Estavam lá também os representantes do PALOPs (mistura de Paulo com Lopes) - nossa maior herança na colónias. Nessa audiência Cavaco começa por ouvir um a um. E quando Cavaco pergunta a uma certa pessoa : - Então, o que achou da tomada de posse e, sobretudo, da importância da presidência anterior simbolizada com a entrega daquele colar - obteve a seguinte resposta do interlocutor:
- Ó Sr. Presidente eu acho que é muito mau quando nos sentimos como no dia seguinte à noite anterior, quando nessa noite não fomos a parte nenhuma. Mas se quiser, só para fazer o jeito e entregar outro colar - digo que foi translumbrante...
- E se, de súbito, começássemos todos a falar Verdade. A estrutura do mundo alterar-se-ía; provavelmente, a própria evolução genética se modificaria; nuns casos pelo constraste do choque com a verdadeira realidade; noutros, mais raros, o ajustamento seria mais sereno.
<< Home