domingo

O Inferno 1ª (parte da "Divina Comédia") de Dante Alighieri



Resultado de imagem para o inferno de DanteNota prévia: Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, seguida do Purgatório e do Paraíso
- A incursão de Dante, que parece ter tido reflexos no Distrito de Leiria provocando quase uma centena de vítimas mortais (lá chegaremos, infelizmente!!!), representa uma alegoria do conceito medieval de Inferno. 
- No nosso caso, e por algumas descrições de testemunhos de Pedrogão Grande, as vítimas parecem ter sido perseguidas por línguas de fogos vindas do céu, motorizadas por ventos fortes, e que fizeram arder as florestas junto às estradas nacionais, destruindo árvores que, como consequência, caíam sobre as estradas por onde circulavam viaturas cujas pessoas ficaram encurraladas e acabaram por sucumbir às chamas do inferno, morrendo carbonizadas. 

Eis um ciclo de sofrimento localizado em Pedrogão Grande e que são a imagem mais próxima do Inferno que todos desejaríamos que só fosse possível em guiões para filmes. 

_____________________

Resultado de imagem para o inferno de Dante


Vestíbulo do Inferno

"Vestíbulo do Inferno" ou "Ante-Inferno" é onde estão os mortos que não podem ir para o céu nem para o inferno. "O céu e inferno são estados onde uma escolha é permanentemente recompensada (de forma positiva ou negativa), deve também existir um estado onde a negação da escolha seja recompensada, uma vez que recusar a escolha é escolher a indecisão." O vestíbulo é a morada dos indecisos, covardes e que passaram a vida "em cima do muro". Eles nunca quiseram assumir compromissos, tomar decisões firmes, por acharem que assim perderiam a oportunidade de fazer alguma coisa. Os covardes são condenados a correr em filas atrás de uma bandeira que corre rapidamente, enquanto são continuamente torturados pelas picadas de vespas e moscões, enquanto vermes roem suas pernas.
Entre o vestíbulo e o primeiro círculo está o rio Aqueronte, o primeiro dos rios do inferno, onde Caronte trabalha com sua balsa transportando os mortos. Existem outras formas (como portos) de atravessar o Aqueronte, sendo Dante muito pesado para ir à barca de Caronte - pois que está vivo - é mandado para uma dessas "outras entradas". O Portal do Inferno e o Vestíbulo são descritos no Canto III. (...) 

____________________________________

Etiquetas:

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home