terça-feira

Noruega lança nota de 200 coroas com a imagem de um bacalhau, forte "amigo" de Portugal


Nota prévia: Nós, por cá, só temos mais um ou dois ícones que poderiam ombrear com o "bacalhau" patente nas novas notas norueguesas: Marcelo ou o CR/7.

Sugira-se a ideia ao Banco de Portugal -  que até tem por lá um Governador (faz de conta) que, conhecendo inúmeras das fraudes praticadas por altos administradores do sistema bancário nacional, finge que navega à bolina.

Certamente, em mares percorridos por bacalhaus... 

Alguém está a ver Marcelo plasmado numa nota de 20 ou 50€, com aquele sorriso pepsodente que o caracteriza...

________________ 


Noruega lança nota de 200 coroas com a imagem de um bacalhau, forte "amigo" de Portugal (link)



Segundo o Conselho Norueguês da Pesca (Norge) é a primeira vez que as notas norueguesas não vão representar uma figura, centrando-se antes num tema comum: o mar.
Cada denominação da nova série de notas terá um motivo marítimo diferente, sendo o bacalhau a imagem escolhida para as notas de 200 coroas (cerca de 20 euros), evidenciando a sua importância para este país nórdico.
Para a campanha de lançamento da nova nota foi feito um animado filme onde o bacalhau é retratado como um bem valioso, com os pescadores a carregarem os peixes para uma carrinha de transporte de valores e estes a transformarem-se em notas já no banco, numa história em que entra o próprio Governador fo Banco da Noruega, Øystein Olsen.
______________

Etiquetas: , , ,