sábado

O castelo moderno: o encastelamento da América de Trump

Resultado de imagem para castelo moderno

Os castelos medievais estavam cercados por muralhas dentro das quais a aristocracia e os seus servos se protegiam dos inimigos. Com o passar do tempo houve uma evolução no pensamento político que passou a defender que a vida moderna se identificasse com a liberdade das cidades e os povos, as sociedades, as economias poderiam interagir umas com as outras através da criação de pontes que a todos beneficiavam. 

Nascera a ideia de que já não havia a necessidade de fechar portas e usar as velhas pontes levadiças, como víamos nos filmes que retratavam esse período da história medieval a caminho da idade moderna, feita de luzes e do racionalismo. Significa esta evolução de pensamento e de acção que, nos últimos três séculos, as ruas e as cidades se tornaram livres e esses espaços públicos passaram a ser ocupados pelas populações, sem exclusões.

Recentemente, a América contemporânea testemunhou um regressou ao tempo antigo, à divisão, ao apelo ao proteccionismo no plano económico e ao isolacionismo no plano geopolitico, com dispensa da NATO e implosão da UE que, aliás, é há uns anos um projecto falhado no Velho Continente. No fundo, uma reposição do encastelamento típico do idade medieval - com recurso às velhas pontes levadiças. 

Veremos, doravante, como o novel PR dos EUA, sem qualquer preparação política prévia, "irá proteger a América" do mundo e dos seus principais adversários, inimigos e aliados, desconfiando de todos em graus diferenciados. 

__________________________________

 

Etiquetas: ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home