domingo

A idiotice alienante da nossa Era do Vazio



Quem hoje anda pelas ruas das cidades e vilas do país assiste a um cenário de relações humanas completamente distinto do que se verificava há 10 ou 15 anos: na forma e no conteúdo e todos sabemos porquê ou conhecemos algumas dessas razões, muitas das quais relacionadas com a natureza, potencialidade e função das novas tecnologias da comunicação no contexto relacional: pessoal, grupal, empresarial etc e tal. 

- A forma de comunicação alterou-se profundamente, os laços sociais também sofreram esse ajustamento, nuns casos para pior, noutros para melhor. E, claro, a estrutura cognitiva das pessoas passou a percepcionar de modo diverso os acontecimentos do mundo contemporâneo.

- Não vamos aqui detalhar esse enredo, mas apenas sublinhar que entre o livrinho do Harry Potter e a mania alienante da caça aos pókemons - venha o diabo e escolha, já que ambos contribuem decisivamente para fabricar idiotas nas nossas sociedades, e uma sociedade e idiotas tem o destino traçado. 

- Dito isto, que já é lamentável nos planos social e cultural, algumas dessas condutas alienantes só podem dirigir milhões de jovens para a substituição dos valores e dos princípios da convicção pelos mecanismos da sedução cujas práticas tecnológicas são depois mimetizadas em larga escala no terreno social, sempre fértil à fabricagem de milhões de idiotas. De certo modo, e de forma algo contraditória, essas práticas revelam as motivações dos comportamentos sociais, a forma como são caracterizadas e de como essas relações sociais são orientadas entre os jovens e da relação destes com as sociedade em geral. 

- Estamos, pois, em plena Era do Vazio, como em tempos definiu o filósofo Gilles Lipovetsky - em que a sedução secundariza a convicção, e é o narcisismo alienante, de base tecnológica, que está hoje na raiz dessa nova transformação societal que temos em curso nas sociedades contemporâneas, e de que aqueles dois fenómenos acima referidos, a título de exemplo, são a tenebrosa e pura manifestação íntima da maior idiotice entre milhões de jovens por esse mundo fora. 

- Enquanto os lúcidos estão lúcidos, há que denunciar estas condutas e práticas sociais, pois se o fizermos estamos a evitar que a fábrica de idiotas continue a produzi-los na sua poderosa linha de montagem. 

_______________________

Etiquetas: