quarta-feira

António Costa suou...



... que se fartou para chegar até aqui, passou noites em claro, teve de mergulhar na lama ideológica marxista-leninista que, afinal, é dialéctica e ajustável ao capitalismo de rosto humano do socialismo; sofreu ataques ferozes de Catarina e Jerónimo na campanha, que não querem confusões entre si; foi amável com quem criticara de véspera; faz agora favores a quem desejava insultar. Isto também é a política e, se virmos bem, não anda muito longe do quotidiano da vida empresarial, laboral, sindical, pessoal, etc e tal...

- Apesar disso tudo, que não é pouco, Costa, que tem uma longa escola política e sabe desgastar o adversário e levá-lo a dizer coisas como "desistir" - que foi o que Passos disse ao não querer mais dialogar com o PS, interrompendo esse diálogo (que nunca o foi, na verdade) - apesar disso - dizia - Costa não emagreceu nem passou a tratar os jornalistas com maior cortesia para deles granjear mais e melhores favores sob a forma de tratamento noticioso.

- Amanhã ou depois, ou para a semana, quando o sr. Silva entender agendar o acto de investidura do novel Governo minoritário do PS, mas que se torna maioritário com a junção deliberada do BE e do PCP, que com ele fizeram acordos separados, podemos dizer que António Costa venceu. Ainda que a magna quaestio seja saber como é que esta vitória final - de captura do poder (seguido daquele momento fratricida no PS que conduziu ao afastamento de Seguro) - se equilibra com as derrotas que a antecederam? E as que virão depois!?

- Costa, no fundo, só ganhará se o país inteiro ganhar, e isso só se verá no decurso da própria governação e da aplicação e monitorização das políticas públicas em Portugal no quadro da próxima legislatura, que alguns já dizem ter uma vigência de meses, até ao Verão.

- Nunca se sabe, e em política qualquer vaticínio pode redundar numa falsa promessa. Quem diria que a rodagem do carro do sr. Silva, à Figueira da Foz, durasse até hoje?! Para mal dos nossos pecados...

____________


Etiquetas: