segunda-feira

Narrativas Quasi-Impossíveis: Grécia e Alemanha

Nota prévia: Narrativas Quasi-Impossíveis...

- Tsypras, no objectivo que se propôs desenvolver, evoca-me aquele tipo que vai com uma caçadeira à procura de colmeias para delas extrair mel. Das duas uma: ou sai de lá todo mordido pelo enxame, ou consegue mesmo o mel que pretende. E como diria um amigo, "para expulsar o fel, mel mais doce que mel."
- Só por isso, Tsypras já merece uma medalha: a  medalha da coragem e determinação em nome da Humanidade e da memória histórica. 

________



«Temos de superar em conjunto as sombras do passado», afirmou o líder do partido da esquerda radical Syriza, que lidera a coligação no poder em Atenas, durante a conferência de imprensa conjunta após a primeira cimeira bilateral entre os dois chefes de governo, que hoje decorreu em Berlim.
Tsipras assegurou que as pretensões do seu país não são prioritariamente de «tipo material», mas antes uma questão «moral e ética» e citou concretamente o crédito que a Grécia foi então forçada a conceder ao regime nazi e que nunca foi liquidado, justificados pelos «custos da ocupação».
O primeiro-ministro grego recordou que estas reivindicações não são «novas» e foram aludidas pelos seus antecessores em diversas ocasiões, enquanto o Governo de Berlim considera a questão encerrada na perspetiva jurídica e política.
Lusa
_________

Etiquetas: